contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Como manter vivo o movimento Ou será modinha passageira?

Ou será modinha passageira?


Por: Garon Piceli

Publicado em:



Ontem foi um dia histórico para os jovens de Foz do Iguaçu. Não fomos para a rua por causa de uma ou outra questão, fomos porque estamos cansados de tanta corrupção e tanta falta de respeito ao povo brasileiro, neste caso os iguaçuenses.
 

Concordei com muitos quando me falaram que o "gigante não acordou, ele sempre esteve acordado". Mas o que significa é que neste contexto a juventude tem tomado mais consciência política e tomara mesmo que seja isso que esteja acontecendo.

O que vi ontem foi pessoas, jovens e idosas, pobres e ricos, mauricinhos e rappers, gays e héteros, funkeiros e sertanejos, todos unidos por uma causa: uma nação melhor para nós e para o nosso futuro.

Mas também vi pessoas perdidas, consumindo drogas e lutando por algo que elas não entendem. Mas é assim mesmo, sempre ao lado de um movimento sério irão existir pessoas para desviar a atenção.

O importante é que agora o movimento não pode regredir, devemos continuar com essa jovialidade em outras áreas da política e concordo que devemos afunilar o foco, para não nos dispersarmos no ativismo de tudo e acabar não falando sobre nada.

Listo a seguir algumas situações que o movimento formado ontem em Foz deve acompanhar para mostrar força do jovem.

1Café da manhã com o prefeito – Uma sexta-feira a cada 15 dias o prefeito de Foz, Reni Pereira, abre as portas do Palácio Cataratas para uma conversa com líderes comunitários e população em geral.

2Audiência Pública – A Câmara Municipal de Vereadores de Foz do Iguaçu realiza no mínimo uma audiência pública por mês sobre algum assunto de extrema importância à sociedade iguaçuense. É importante ficar atento aos Projetos de Leis. O site da CMFI é bem atualizado e mostra a agenda das sessões.

3Indicar projetos de leis – Os vereadores de Foz do Iguaçu podem acatar projetos de leis de iniciativa popular. Basta conversar com o seu vereador.

4Acompanhar o executivo – Cobrar a ação do executivo municipal em todas as gestões. Para isso existe a ouvidoria do munícipio,que está aberta a receber elogios e sugestões. Mas ela só consegue ser eficaz com a participação ativa da sociedade, cobrando por resultados. O telefone é: 0800 450 156.

5Trabalho voluntário – Foz do Iguaçu tem centenas de ONGs e movimentos que precisam de ajuda. Fazer trabalho voluntário é uma ótima oportunidade de estar em contato com a realidade local. Se informe e faça a sua parte!

Além destes tópicos listados por mim, há várias outras formas de se politizar cada vez mais, porém o mais importante mesmo é estar bem informado do que está acontecendo em nossa volta. Quem é o prefeito? Qual a história dele na política? Quais são os projetos que estão em tramitação na Câmara de Vereadores?

Pois acredita, tem pessoas que nem sabem quais são as siglas políticas que governam a cidade. Assim não dá mais para continuar. 

 


 

* Garon Piceli é editor do portal ClickfozSiga no Twitter: @garonpiceli

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz