contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Como ter uma casa fresca no verão de Foz do Iguaçu… ...sem utilizar ar condicionado

...sem utilizar ar condicionado


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Pode parecer algo impossível ter um ambiente fresco e arejado durante os quentes dias de verão em Foz, porém se utilizarmos projetos inteligentes e eficientes é possível sim reduzir a utilização de aparelhos de ar e consequentemente reduzir o consumo de energia elétrica.

No passado, antes mesmo da invenção do condicionador de ar, construtores alargavam paredes, elevavam os tetos, criavam jardins internos e varandas e, quando possível, erguiam as edificações do solo. Todo esse conhecimento pode ser atualizado para promover um melhor conforto térmico dentro de uma edificação.

Um dos pontos mais importantes é criar uma boa ventilação, levando em consideração a direção do vento e posição da casa, como também a distribuição correta de portas e janelas. O ideal é posicionar as aberturas em locais opostos, proporcionando uma ventilação cruzada, que além de controlar a temperatura, favorece na renovação do ar e eliminação de odores.

Outro fator que auxilia ainda mais a circulação do ar, é a elevação da altura do pé-direito. Quanto mais alto, menos o ar se torna viciado.

A disposição do projeto no terreno é uma estratégia importante para manter a temperatura da casa mais agradável durante todas as estações do ano. O mais adequado é que portas e janelas de cômodos como quartos e salas fiquem para a face norte, onde haverá maior incidência de sol no inverno e sombra no verão.

Caso a fachada do imóvel tenha uma incidência direta de raios solares, uma opção é a utilização de beirais.

É importante levar em consideração a forma como o ar quente e frio circulam. O ar quente por ser mais leve, tende a subir, já o ar frio por ser mais pesado, tende a descer. Diante disso é importante planejar aberturas baixas que permitam que o ar frio entre na casa e aberturas em locais mais altos, para liberar o ar quente.

Pelo fato da cobertura de uma construção ser a parte que mais recebe incidência solar, esta deve receber atenção especial para reduzir o aquecimento interno. São inúmeras alternativas que podem ser instaladas que variam desde telhas metálicas sanduíches aos telhados verdes, porém uma alternativa rápida e prática que pode ajudar muito e simplesmente pintar o telhado de branco. Assim, a superfície não absorve tanto calor e ainda reflete parte dos raios solares melhorando a temperatura da edificação.

 


 

 

 

 

    Ralf Smaha é empresário no setor imobiliário em Foz do
    Iguaçu, gerente de projetos na Iguassu Invest
    Empreendimentos Imobiliários e diretor de marketing 
    no evento Casa Foz Design – A Casa Container.

 

  

 

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz