contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Comunidade de Madri premia Itaipu por cuidados socioambientais Prêmio será entregue nesta segunda-feira, 19

Prêmio será entregue nesta segunda-feira, 19


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

As ações socioambientais renderam mais um reconhecimento internacional à Itaipu. Nesta segunda-feira, 19, a empresa receberá da Comunidade de Madri o prêmio Cumbres de Guadarrama, na categoria “Comportamento ambiental sustentável do setor empresarial”. Os candidatos ao prêmio foram avaliados por uma comissão de jornalistas, representantes da sociedade civil e especialistas em meio ambiente da Espanha.

Foto: Arquivo
Itaipu Binacional será premiada nesta segunda-feira, 19

O prêmio será entregue pelo presidente da Comunidade de Madri, Ignacio González, e pelo secretário de Meio Ambiente, Borja Sarasola, aos diretores de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich (Brasil) e Pedro Domaniczky (Paraguai).

Além da entrega do prêmio, os representantes da Itaipu irão se reunir com empresários de Madri (o principal centro empresarial do país) interessados em conhecer a experiência da Itaipu em diversos projetos de responsabilidade socioambiental, com destaque para o Programa Cultivando Água Boa (CAB), executado em parceria com 29 prefeituras da região Oeste do Paraná.

Outra prova do reconhecimento de Madri é que o governo local está adotando a metodologia de recuperação de microbacias hidrográficas do CAB nas áreas rurais próximas à capital espanhola.

“Queremos dar mais sustentabilidade à agricultura e à pecuária que é praticada no entorno de Madri”, afirmou o vice-conselheiro de Meio Ambiente da prefeitura da capital espanhola, Enrique Ruiz, que participou do Encontro CAB no último mês de novembro. “Creio que o principal valor do CAB é unir as pessoas em torno da questão da água e do território”, completou.

O prêmio Cumbres de Guadarrama foi criado em 2014 e é composto de cinco categorias. Além de Itaipu, também serão premiados: o Parque Nacional Yosemite (EUA), na categoria “Parques naturais”; a empresa Duchy Originals, na categoria “Conservação da biodiversidade”; o chef José Ramón Andrés Puerta, na categoria “Projeto agroalimentício ou gastronômico”; e a prefeitura de Vitoria-Gasteiz, na categoria “Arquitetura ou urbanização sustentável”.

O programa – O Cultivando Água Boa (CAB) é um conjunto de diversos programas socioambientais da Itaipu e de mais de 2.200 parceiros. Os programas são executados nos 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná – Parte 3 (BP3), no Oeste do Paraná. Em cada município há um comitê gestor com forte participação popular, uma das principais características da iniciativa.

Entre as principais ações do programa estão a recuperação de microbacias hidrográficas e a educação ambiental nas comunidades do entorno do reservatório da Itaipu, além de iniciativas de apoio à agricultura orgânica e familiar, aquicultura (cultivo de peixes), comunidades indígenas, cooperativas de catadores de materiais recicláveis e cultivo de plantas medicinais, entre outros.

Passados 12 anos após a sua implantação na BP3 (uma região com aproximadamente um milhão de habitantes e 800 mil hectares de área), o programa já está em estado avançado em aproximadamente 30% desse território, resultando em 206 microbacias recuperadas.

 
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz