Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Concluído o anteprojeto do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu Espaço poderá ter até 120 lojas e deve ser inaugurado em 2017

Espaço poderá ter até 120 lojas e deve ser inaugurado em 2017


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O anteprojeto arquitetônico do Mercado Público Municipal de Foz do Iguaçu, uma antiga reivindicação dos iguaçuenses, foi concluído esta semana. Para executar as obras serão necessários recursos estimados em R$ 45 milhões. A previsão é que o mercado seja inaugurado em 2017, com 120 lojas. 

Foto: Ilustração
Este é o anteprojeto do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu

“Esses recursos terão que ser captados, tendo como opções possíveis o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que dá apoio a vários projetos que têm caráter de inclusão produtiva, como o mercado de Foz, e ministérios”, explica Herlon Goelzer de Almeida,assessor do diretor-geral brasileiro (AS.GB), coordenador do Sistema de Gestão de Sustentabilidade (SGS) da Itaipu e um dos coordenadores do grupo de trabalho criado para viabilizar a obra.

Além da Itaipu, participam da iniciativa a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu. O município cedeu uma área de 10 mil m², na Avenida José Maria de Brito, na Vila Portes, onde antigamente funcionava o Departamento Municipal de Serviços e Manutenção (DRM), para a construção do mercado. A FPTI será responsável pela construção e gestão do espaço.

O diretor presidente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, diz que a construção do mercado público é uma contribuição da entidade para o processo de desenvolvimento de Foz e região. “Essa iniciativa vem ao encontro da nossa missão, que é promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da educação, ciência, tecnologia, inovação, cultura e empreendedorismo.” 

Foto: Ilustração
Local poderá ter até 120 lojas

E complementa: “Mais do que fomentar atividades comerciais e gastronômicas que apoiem o desenvolvimento territorial, o mercado público será um local de convivência, entretenimento e lazer, que reunirá todas as etnias que hoje vivem em Foz do Iguaçu. Por isso, a nossa proposta é que cada comunidade encontre, nesse mercado, um pedaço da sua terra, representada pela sua cultura, gastronomia e pelos seus produtos”. 

Pelo anteprojeto do mercado, estão previstas de 100 a 120 lojas de comércio e serviços, com foco especial nos hortigranjeiros, permitindo reduzir o número de “atravessadores” e facilitar a venda direta do produtor ao consumidor. Também será facilitada a venda de produtos orgânicos, que hoje têm pouco espaço no mercado convencional. 

Outro carro-chefe do mercado será a gastronomia diversificada de Foz do Iguaçu, onde vivem mais de 70 etnias. Haverá ainda áreas para convivência e entretenimento dos moradores e turistas e, também, para ações culturais. 

O secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento, disse que o mercado atende a um sonho antigo dos iguaçuenses e preenche uma lacuna de Foz do Iguaçu na parte cultural. “Os mercados municipais servem como atrativos turísticos e o nosso vai ser um instrumento efetivo para dar maior visibilidade à nossa diversidade cultural e aumentar a permanência dos visitantes em Foz e região.” 

O projeto – O anteprojeto do Mercado Público Municipal de Foz do Iguaçu foi feito pela empresa 3C Arquitetura e Urbanismo, contratada pela FPTI a um custo de R$ 200 mil. O próximo passo será desenvolver os projetos executivos e complementares, que devem ser concluídos num prazo de cinco meses. 

O grupo de trabalho formado em julho deste ano, depois da cessão da área pela Prefeitura, detalhou a concepção de projetos e o mix de produtos e serviços que serão oferecidos no local. 

A previsão é que as obras comecem em 2015, com entrega prevista para 2017.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz