contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Conferência de Cultura começa hoje em Foz do Iguaçu Debates e apresentações artísticas marcam a o encontro

Debates e apresentações artísticas marcam a o encontro


Por: Leca

Publicado em:

 

Além de definir os rumos das políticas públicas, a II Conferência Municipal de Cultura também será um espaço para apresentação dos artistas iguaçuenses e de intercâmbio entre as experiências realizadas no município. Durante os três dias do fórum, uma programação irá revelar um pouco da dança, do teatro, da música e das tradições populares.
 

 
A Conferência de Cultura começa nesta quinta-feira (25), às 19 horas, sendo realizada no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), localizado no espaço que abriga a antiga instalação do Floresta Clube, na região da Vila “A”. O fórum é aberto a participação de todas as pessoas, que irão interferir nas decisões e projetos de âmbito municipal, estadual e nacional.
 
Até sábado, artistas, produtores e agentes culturais, representantes de instituições, professores, estudantes e outros segmentos sociais irão debater e apresentar propostas a partir do tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura e Plano Municipal de Cultura”.
 
“A conferência é a oportunidade de avaliarmos as políticas culturais e fazermos propostas para a sua melhoria. É o momento de expressarmos as nossas críticas e sugestões, dialogando e propondo qual cultura queremos para Foz do Iguaçu, para o Paraná e para o Brasil”, revela Maria Emília de Souza, integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), representando no colegiado a Itaipu Binacional.

Arte – Ao longo das reflexões propostas no encontro, grupos e artistas irão apresentar os seus trabalhos. Na abertura, Elaine Mota e Spartaco Saulo farão uma interpretação do Hino Nacional, em versão baseada em voz e violão. O palco será dividido com a sonoridade dos tambores de maracatu, em composição percussiva do projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!.
 
Na sexta-feira (26), será o momento dos jovens do Ponto de Cultura Aprendendo a Viver apresentarem uma peça musical, levando ao palco um grupo de aproximadamente vinte instrumentistas em uma exibição de violão. Na sequência, a Premiére Ballet fará três espetáculos de dança clássica, reunindo as bailarinas Ana Maria Topanotti da Luz, Beatriz Murakami Chow, Lara dos Santos Arco e Maria Luiza Rafagnin da Silva, coordenadas pela professora Ronise Liston. Este dia será encerrado com as danças folclóricas do Ponto de Cultura CTG Charrua, revelando um pouco da arte regionalista gauchesca.  
 
Para o encerramento da agenda artística, no sábado (27), a Tic Tum Dança de Salão irá brindar os participantes com o tango “Desejos”, conduzido pelos dançarinos Daiane Oliveira e Marcos Silva. A Escola de Atores Vida é Sonho irá encenar a interferência teatral “Roda Viva”, baseada na obra de Chico Buarque. Em seguida, a banda iguaçuense K-vok promete sacudir a conferência, através de um repertório de clássicos do rock e do pop de várias épocas e de diferentes grupos musicais.
 

Plano – As atividades deliberativas da Conferência de Cultura de Cultura encerram no sábado, com a discussão e a aprovação do Plano Municipal de Cultura, instrumento legal que deverá indicar as políticas da área para os próximos dez anos. “Juntos, poderemos personalizar o Plano Municipal de Cultura, priorizando o atendimento dos anseios e expectativas culturais locais”, informa Maria Emília.
 

O documento municipal é a base de sustentação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, no caso de Foz do Iguaçu, está previsto na Lei nº 3.645/2009, que criou o Sistema Municipal de Cultura (SMC).
 
Também no sábado, serão eleitos os delegados à Conferência Estadual de Cultural e a eleição das instituições que farão a composição do Conselho Municipal de Cultura (CMPC), ao longo do biênio 2013-2015.
 
Programação
 
Dia 25
17h – Início do credenciamento dos participantes
19h30 – Abertura e apresentações culturais
20h30 – Palestra com o tema “Gestão e financiamento: desafios dos sistemas e planos públicos de cultura”.
 
Dia 26
08h30 – Apresentações culturais
09h – Leitura e aprovação do Regimento Interno da II Conferência de Cultura
10h – Intervalo para o coffee breack
11h – Apresentação do Plano Municipal de Cultura
12h – Intervalo para o almoço
13h30 – Grup0s Temáticos de Trabalho: I – Implementação do Sistema Nacional de Cultura/Plano Municipal de Cultura; II – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; III – Cidadania e Direitos Culturais; e IV – Cultura e Desenvolvimento
16h – Intervalo para o coffee breack
16h15 – Grup0s Temáticos de Trabalho
17h30 – Apresentações culturais e encerramento das atividades do dia
 
Dia 27
08h30 – Apresentações culturais
09h – Compartilhamento e aprovação das propostas dos grupos temáticos
10h – Intervalo para o coffee breack
10h15 – Eleição das entidades que comporão o CMPC e eleição dos delegados à conferência estadual
11h15 – Leitura e aprovação do Plano Municipal de Cultura
12h30 – Atividade de encerramento
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz