contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Conferência fortalece o acesso da comunidade a cultura População quer participar mais dos rumos da cultura de Foz do Iguaçu

População quer participar mais dos rumos da cultura de Foz do Iguaçu


Por: Leca

Publicado em:

Diversos setores da comunidade de Foz do Iguaçu participaram da 2ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no Instituto Federal do Paraná (IFPR), de 25 a 27 de julho. Durante os três dias de atividade mais de 350 pessoas contribuíram com o fórum, através de apresentações artísticas e propostas para o segmento cultural e para a criação do Plano Municipal de Cultura. O documento  norteará as políticas públicas de cultura do município para os próximos anos.

Foto: Divulgação
Conferência Municipal de Cultura aconteceu no IFPR de 25 a 27 de julho

A Conferência de Cultura alcançou objetivos importantes, como número considerável de participantes, presença de moradores de diversos bairros, diversos setores da sociedade, participação sistemática da juventude, envolvimento das universidades e a qualidade das propostas.   Na abertura das atividades, cerca de 250 pessoas lotaram o auditório do IFPR. Após a explanação dos representantes das organizações iguaçuenses, o Roberto Lanza, representando a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná abordou temas relacionados ao fortalecimento e ao fomento das atividades criativas no Estado.

Para Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, a 2ª Conferência de Cultura foi produtiva em vários aspectos.  “Houve debates ponderados, objetivos e com opiniões de pessoas que sabem claramente o que desejam para a cultura. Outro ponto interessante nesta conferencia foi a unidade. Poder público e a sociedade civil estavam com o mesmo intuito, fazer o melhor pela cultura de nossa cidade”, destacou.

Segundo Sergio Luiz Winkert, professor de turismo e hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  a conferência foi positiva. “Percebi a participação de muitos jovens e estudantes. Sinal que eles querem ajudar a fortalecer a cultura. Outro ponto muito interessante foi o envolvimento das universidades desde as pré-conferencias até o desfecho da conferência”, revelou Winkert. A preparação da Conferência de Cultura contou com a realização de quatro pré-conferências, que contaram com a presença de 350 pessoas, sendo realizadas na Unila, no bairro Cidade Nova, na Unioeste e na Fundação Cultural.
 

Foto: Divulgação
Reunião contou com grande número de participantes

 

Conselho – A ampliação do número de integrantes no Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) também foi comemorada pelos participantes.   Para  a conselheira Tathiana Guimarães, o aumento de 17 para 19 conselheiros representando a sociedade civil foi um grande um avanço. “Acredito que esta abertura ajudará a popularizar as políticas culturais do município. Teremos mais pessoas e entidades trabalhando”. Além da ampliação da quantidade de cadeiras, a nova composição do CMPC também está mais abrangente, passando a envolver, por exemplo, uma entidade ligada ao circo, uma escola de samba e mais quatro instituições que fazem parte da Rede de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu.

Propostas – A plenária cultural aprovou 89 propostas para a cultura e deliberou sobre a estrutura para a redação e composição do Plano Municipal de Cultura e duas moções.  Baseadas em quatro eixos temáticos principais, as demandas votadas atendem a todas as áreas, como a construção do novo teatro municipal, a descentralização dos projetos e ações culturais favorecendo principalmente os bairros, o apoio a artistas locais e a implementação do Fundo do Municipal de Cultura, de editais  e de fundos setoriais de fomento, o estudo de implantação da lei de incentivo fiscal, a criação de canais de circulação e de veiculação dos produtos e serviços artístico-culturais.

Outras propostas também ganharam espaço no plano, como: a formação de um laboratório de concepção e acompanhamento de projetos, o desenvolvimento de calendário de circulação, a estruturação do sistema de preservação do patrimônio natural, cultural e histórico do município, ações voltadas à comunicação e à cultura, a implantação de projetos voltados à valorização das expressões populares e à diversidade étnica e cultural, o aproveitamento e o uso dos espaços e equipamentos culturais e comunitários ociosos, a qualificação de artistas e gestores, entre diversas outras propostas.

De acordo com Paulo Bogler, integrante da Comissão de Organização da Conferência de Cultura, a Conferência de Cultura constituiu um momento de participação direta e efetiva da população. “Artistas, produtores, integrantes de movimentos sociais e de entidades assumiram a sua condição de sujeitos, reivindicando e apontando a direção para a implantação de políticas públicas para a cultura”, apontou. 

Também foram aprovadas duas moções, uma de autoria do produtor Juca Rodrigues, de apoio à Proposta de Emenda Constitucional nº 150, que prevê a ampliação dos recursos para a cultura em todos os níveis de governo e outra de líder comunitária Elza Mendes, que pede a revisão da lei de 2009 que instituiu o Sistema Municipal de Cultura (SMC).

Estadual – O grande número de participantes na 2ª Conferência Municipal de Cultura garantiu a eleição de 18 representantes iguaçuenses na Conferência Estadual de Cultura, que será realizada na cidade de Guarapuava, nos dias 14 e 15 de setembro. O encontro irá definir as bases dos debates e reivindicações dos produtores e artistas paranaenses, além de ser uma etapa preparatória à 3ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece em Brasília, no final do ano. Na Conferência, foram eleitos à etapa estadual 13 integrantes da sociedade civil e outros 5 representantes serão indicados pelas organizações governamentais.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz