contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Confira a programação para a última semana do Outubro Rosa em Foz Até o momento, já foram realizados quase 900 mamografias e 1300 preventivos de colo de útero

Até o momento, já foram realizados quase 900 mamografias e 1300 preventivos de colo de útero


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A campanha Outubro Rosa entra na última semana de atendimentos especiais voltados à saúde da mulher. Até sexta-feira, mais cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão programação de alerta ao câncer de mama e colo de útero. Além de palestras, será possível agendar os exames preventivos no Lagoa Dourada, Vila C Velha, Frofilurb I, Sol de Maio e Profilurb II.

Desde o início do mês até agora já foram realizados quase 900 mamografias e 1.300 preventivos de colo de útero, o Papanicolau. “Temos convênio com três empresas prestadoras de serviços e capacidade para realizar até duas mil mamografias por mês”, explicou o Secretário Municipal da Saúde, Gilber Ribeiro. “Mulheres que agendaram a mamografia há mais de seis meses e ainda não foram chamadas, devem entrar em contato com a sua unidade de saúde de referência e solicitar o reagendamento do exame que será feito na mesma semana”, concluiu.

O encerramento da campanha será na sexta-feira na UBS Profilurb II. A programação prevê palestra com sócio fundador do Hospital do Câncer de Cascavel, Wilson Riedlinger. Graduado em Ciências Econômicas e em Comunicação Social, ele é atualmente o presidente do Conselho Fiscal da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan). A coordenadora do programa Cuide-se Mais, do Serviço Social da Indústria (Sesi), Fabiana Pozo, também vai estimular as mulheres à prevenção.

Mulheres lotam unidades de saúde no fim de semana – No sábado, 24, cinco UBSs ofereceram programação especial para as mulheres: Três Lagoas, Morumbi II, Morumbi III, Três Bandeiras e Vila Adriana. Em todas, teve café da manhã, confraternização entre equipes e usuários, e agendamentos de exames. Nas palestras, as mulheres ficaram sabendo que a cada três minutos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no mundo. No Brasil, são registrados 57 mil novos casos todos os anos. Em 2014, 14 mil mulheres morreram por causa da doença.

No Morumbi II, a procura por mamografia foi grande. Enquanto aguardavam para fazer o agendamento, as moradoras da região assistiram a apresentação artística de uma dupla de cantores. Exemplo a ser seguido, dona Maria Francisca de Moura, de 66 anos, foi de cadeira de roda fazer o agendamento. Ela teve diabetes, e precisou amputar a perna há seis anos. “Não lembro se fiz a mamografia alguma vez na vida, por isso não podia perder a programação da minha unidade e saber se está tudo bem com minha saúde”, disse.

Programação da semana – Para as mulheres que ainda não fizeram os exames preventivos, hoje a campanha Outubro Rosa está sendo desenvolvida na UBS Lagoa Dourada. A programação iniciou às 7h e vai até às 17h. Na quarta-feira, 28, as ações serão para as comunidades da Vila C Velha e Profilurb I. Na quinta-feira, 29, é a vez da UBS Sol de Maio oferecer os serviços para as mulheres. E na sexta-feira, 30, o encerramento com palestras especiais será comandado pela equipe do Profilurb II. As palestras, que serão precedidas pela apresentação da banda da Guarda Municipal, serão na Paróquia Esírito Santo, às 8h30.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz