contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Conselho aprova Plano Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu do quadriênio 2010/2013


Por: Garon Piceli

Publicado em:

O Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu aprovou na quinta-feira (8), o Plano Municipal de Saúde para o quadriênio (2010/2013) apresentado pelo secretário da pasta, Luis Fernando Zarpelon. A ação considera a lei, que configura o plano como um dos instrumentos básicos de gestão do Sistema Único de Saúde.
 

O plano de gestão do SUS representa o compromisso com o Pacto pela Saúde firmado entre o governo e gestores e estabelece diretrizes para a gestão, onde os municípios consideram os problemas e necessidades da saúde e elaboram planos com ações de promoção, proteção recuperação e reabilitação em saúde.

As diretrizes para o novo quadriênio obedece a política nacional de saude especificidades regionais e a realidade local, o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias, bem como as propostas da conferências municipais de sáude. Considerando a realidade e a capacidade instalada é que foram elaboradas as metas contidas no Plano Municipal de Sáude, que contempla melhorias em todos os níveis da gestão.
 

Entre as propostas do plano estão: a busca permanente de recursos federais/estaduais para apoio nos investimentos municipais de saúde, garantindo programas e serviços a população de formas equânime; trabalhar em ações de gestão de recursos humanos com o objetivo de ampliar número de funcionários concursados, reduzindo a contratação através do credenciamento de empresas terceirizadas.
 

Manter o monitoramento e avaliação permanente dos contratos e convênios celebrados entre instituições e a Secretaria de Saúde, buscando maior racionalidade e economia dos recursos públicos. A implementação da ouvidoria do SUS; informatização do sistema e treinamento profissional. A manutenção diuturna dos equipamentos e prédios, a fim de garantir os serviços sem interrupção.
 

E também o monitoramento de todas as ações de saúde, bem como a central de regulação para consultas e exames em todos os níveis de atenção; descentralização da Atenção Básica; reestruturação da política de atendimento dos serviços profissionais, reorganização do atendimento hospitalar e de urgências e emergências, etc.
 

Reforma de catorze unidades de saúde com recursos financeiros federais e contrapartida do município, priorizando aquelas que ainda não receberam reformas ou novas unidades na área geográfica. A previsão é construção de seis novas unidades, projetos que já aguardam aprovação do Ministério da Saúde, (Jardim Itália, Lagoa Dourada, Morumbi II, Jardim Ana Cristina, Cidade Nova II e Jardim Curitibanos), e ainda na Vila Maracanã.
 

O Plano Municipal de Saúde deverá ser monitorado de forma permanente pelas diversas instâncias da gestão bem como pelo controle social, e servir de base para as Programações Anuais de Saúde dos anos correspondentes a sua vigência. O Plano Municipal de Saúde vai estar disponível à população através do site da Prefeitura www.fozdoiguacu.pr.gov.br, na página da Secretaria de Saúde.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz