contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Conselho aprova processo seletivo da Unila para candidatos brasileiros SISU e ENEM serão usados para ingressão na Unila

SISU e ENEM serão usados para ingressão na Unila


Por: Leca

Publicado em:

Na reunião ordinária do Conselho Universitário, ocorrida na última sexta-feira (27), os conselheiros aprovaram importantes matérias para o desenvolvimento da Universidade. Uma das principais pautas diz respeito ao edital do processo seletivo para candidatos brasileiros que concorrerão às vagas da UNILA em 2014.

O edital aprovado confirma que a seleção de novos alunos será por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU) e que os candidatos serão avaliados de acordo com seu desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), no exercício de 2013. Seguindo diretrizes da Lei de Cotas (nº 12.711/2012), a UNILA destinará 52% de suas vagas para candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas. Essa porcentagem é superior à meta prevista pelo Governo Federal – que pretende chegar a 50% até 2016.

Além disso, o processo seletivo da UNILA também contemplará a reserva de vagas previstas a estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e respeitará uma porcentagem de vagas para cotistas destinados a pretos, pardos e indígenas, com base em informações do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por fim, foram definidas as regras para a prova de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música, além da nota de corte de 400 pontos para classificação dos candidatos, em todos os cursos.

Outro processo amplamente debatido entre os conselheiros foi a reavaliação do concurso para 66 vagas de professores efetivos. A proposta apresentada discutiu a exigência de titulação mínima de doutor para algumas áreas de conhecimento. A proposta é fundamentada na lei que dispõe sobre a carreira docente de nível superior e na perspectiva da UNILA de estruturar os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – em que apenas professores doutores podem atuar. Dessa forma, foi aprovado parecer com dispensa de títulos de doutorado apenas para algumas áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Música, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Energias Renováveis e Libras.

Também na reunião foram aprovados os Projetos Políticos Pedagógicos do Ciclo Comum de Estudos – um diferencial da UNILA em relação a outras instituições de ensino superior – e dos cursos de Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Integração e Ciência Política e Sociologia. Estas carreiras estão em processo final de reconhecimento no Ministério da Educação (MEC) e a UNILA formará os primeiros egressos já em 2014.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz