contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Conselho aprova processo seletivo da Unila para candidatos brasileiros SISU e ENEM serão usados para ingressão na Unila

SISU e ENEM serão usados para ingressão na Unila


Por: Leca

Publicado em:

Na reunião ordinária do Conselho Universitário, ocorrida na última sexta-feira (27), os conselheiros aprovaram importantes matérias para o desenvolvimento da Universidade. Uma das principais pautas diz respeito ao edital do processo seletivo para candidatos brasileiros que concorrerão às vagas da UNILA em 2014.

O edital aprovado confirma que a seleção de novos alunos será por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU) e que os candidatos serão avaliados de acordo com seu desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), no exercício de 2013. Seguindo diretrizes da Lei de Cotas (nº 12.711/2012), a UNILA destinará 52% de suas vagas para candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas. Essa porcentagem é superior à meta prevista pelo Governo Federal – que pretende chegar a 50% até 2016.

Além disso, o processo seletivo da UNILA também contemplará a reserva de vagas previstas a estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e respeitará uma porcentagem de vagas para cotistas destinados a pretos, pardos e indígenas, com base em informações do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por fim, foram definidas as regras para a prova de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música, além da nota de corte de 400 pontos para classificação dos candidatos, em todos os cursos.

Outro processo amplamente debatido entre os conselheiros foi a reavaliação do concurso para 66 vagas de professores efetivos. A proposta apresentada discutiu a exigência de titulação mínima de doutor para algumas áreas de conhecimento. A proposta é fundamentada na lei que dispõe sobre a carreira docente de nível superior e na perspectiva da UNILA de estruturar os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – em que apenas professores doutores podem atuar. Dessa forma, foi aprovado parecer com dispensa de títulos de doutorado apenas para algumas áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Música, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Energias Renováveis e Libras.

Também na reunião foram aprovados os Projetos Políticos Pedagógicos do Ciclo Comum de Estudos – um diferencial da UNILA em relação a outras instituições de ensino superior – e dos cursos de Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Integração e Ciência Política e Sociologia. Estas carreiras estão em processo final de reconhecimento no Ministério da Educação (MEC) e a UNILA formará os primeiros egressos já em 2014.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Curso de Porcelanato Liquido

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz