contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Conselho de Cultura de Foz do Iguaçu tem nova diretoria Eleição da nova mesa diretora foi nesta terça-feira, 8

Eleição da nova mesa diretora foi nesta terça-feira, 8


Por: Leca

Publicado em:

As organizações da sociedade civil e as instituições governamentais que integram o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) elegeram nesta terça-feira (08), os integrantes da mesa diretora do colegiado. O mandato dos três integrantes tem vigência de um ano, vigorando até o dia 08 de outubro de 2014.

O CMPC passa a ser presidido por Paulo Bogler, integrante da Associação Guatá, acompanhado pelo vice-presidente, Ramon Fernandes, representante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e por Silviane Tavela, que compõe o Ponto de Cultura Associação Aprendendo a Viver, da região de Três Lagoas.

Foto: Divulgação
A eleição da mesa diretora do CMPC contou com 32 eleitores.

Do total de 34 instituições que habilitaram representantes para votar, 32 compareceram ao processo de seleção e todas depositaram o voto na chapa intitulada “Cultura e Diversidade”. Todo o pleito foi organizado e coordenado pela Comissão Eleitoral criada pela Plenária do coletivo cultural, e ocorreu em conformidade com a resolução previamente aprovada e publicada.

Conforme explica o presidente do Conselho de Cultura, Paulo Bogler, ao longo dos últimos dias foram realizados vários entendimentos entre os conselheiros com o objetivo de constituir uma chapa de consenso. “Estabelecemos conversações para construirmos uma diretoria que represente a amplitude e a diversidade da composição do conselho, garantindo a unidade do órgão para o enfrentamento dos grandes desafios relacionados às políticas culturais”, revela Paulo Bogler.

O Conselho de Cultura de Foz do Iguaçu foi constituído na II Conferência Municipal de Cultura, realizado em julho, com a eleição de 19 organizações sociais, às quais se somaram outras dezenove representações governamentais, garantindo a paridade da instância. O CMPC é composto por associações que atuam em áreas como teatro, literatura, carnaval, direitos humanos, educação, dança, artes integrantes, artesanato, artes plásticas, audiovisual, entre outros segmentos. Assim como as secretarias e autarquias municipais, participam do conselho a Itaipu Binacional, o Núcleo Regional de Educação/Secretaria de Estado da Educação e três universidades, sendo a Unila, Unioeste e IFPR.

Para a diretora de cultura da Fundação Cultural, Arinha Rocha, o fortalecimento do Conselho de Cultura é importante para amplificar o debate e o acompanhamento da execução das políticas públicas. “Hoje, a gestão compreende a participação dos governos e da sociedade civil em todas as instâncias de decisão. Assim, o Conselho de Cultura só tem a somar com o esforço das instituições responsáveis pela fomentação cultural em nossa cidade”, defende Arinha.

Foto: Divulgação
Integrantes da atual e da antiga gestão do conselho

DESAFIOS – De acordo com Paulo Bogler, uma das próximas ações do CMPC será a realização de um seminário para sobre o Plano Municipal de Cultura (PMC), seguindo as diretrizes já aprovadas na Conferência de Cultura. Outro desafio será a luta pela criação do Fundo Municipal de Cultura, instrumento que dispõe de parte dos recursos públicos destinados à arte e à cultura. “A política de editais abertos a todos é um instrumento moderno que garante a universalidade do acesso e a transparência na aplicação dos recursos. Sem contar as possibilidades de captação de recursos que se ampliam com o uso do fundo”, entende Bogler.

Também na pauta de assuntos a serem trados pelo CMPC está a legislação sobre patrimônio e o incentivo fiscal, a formação dos conselheiros e ampliação das atividades de controle social sobre as políticas culturais.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz