Previous slide
Next slide

Costa Cavalcanti inaugura centro de obstetrícia e UTI neo-natal.

Previous slide
Next slide

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti inaugura nesta terça-feira (17), às 9h, as novas instalações do centro obstétrico e UTI neo-natal. A ampliação do espaço físico foi feita para atender o aumento da demanda e também às normas regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os dois serviços vão funcionar num prédio de 800 metros quadrados, totalmente reformado. Os investimentos somaram R$ 500 mil.

A resolução da Anvisa estabelece um pacote de adequações para que os estabelecimentos de saúde possam atender melhor às gestantes. A resolução, divulgada em julho de 2008, entrou em vigor em dezembro do ano passado. Segundo o diretor superintendente do HMCC, Anilton Beal, as mudanças estruturais do novo centro obstétrico irão permitir ainda mais a humanização do parto e, consequentemente, melhoria no atendimento à gestante.
 
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. “Nosso objetivo é prestar um serviço diferenciado e de qualidade, por isso investimos num centro de referência na área de saúde materno-infantil”, explica  Beal. Desde 2005, o Costa Cavalcanti oferece o alojamento conjunto e o curso de gestantes.

Com a reforma e ampliação, o HMCC tem a estrutura pronta para instalar as camas hospitalares PPP (pré-parto, parto e pós-parto), que permitem que o procedimento seja realizado dentro do próprio quarto. Esse tipo de leito dará mais tranquilidade e segurança, pois as pacientes permanecerão em apenas um local durante todo o procedimento.
 
Outra inovação será uma banheira de hidromassagem para estimular e favorecer os partos normais e ao mesmo tempo aliviar a dor da gestante com menor uso de medicamentos. “Como essa reforma já estava nos planos do hospital, aproveitamos para seguir as novas regras da Anvisa”, enfatiza Beal. Dos cerca de 300 partos realizados por mês no hospital, mais de 80% são de pacientes do SUS.
    
Com o Centro de Atendimento à Gestante, o Costa Cavalcanti pretende realizar campanhas de conscientização para incentivar o parto natural; a recuperação é muito mais rápida e indolor. “Esse é um trabalho que vamos implantar aos poucos, pois depende do envolvimento dos médicos e familiares”, adianta o diretor-superintendente.

   

Com a conclusão da obra, o HMCC amplia a capacidade de atendimento na UTI neo-natal. Agora serão 20 leitos, sendo oito de UTI neo-natal, dois pediátricos e dez de cuidados intermediários.

Previous slide
Next slide