contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Costa Cavalcanti terá captação de córneas com coração parado Novo procedimento do hospital de Foz do Iguaçu já começa a partir de maio

Novo procedimento do hospital de Foz do Iguaçu já começa a partir de maio


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) iniciará captação de córneas com coração parado a partir de maio. Há mais de 10 anos o hospital já realiza captação de órgãos em pacientes com morte encefálica.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HMCC passou por dois treinamentos, e estão capacitados, inclusive para fazer a abordagem correta com a família. “Todos os profissionais envolvidos estão sendo sensibilizados com a postura de como abordar os familiares; que surpreendidos pelo falecimento de um ente querido ainda devem tomar a decisão de fazer a doação e dar esperança a uma outra pessoa”, frisa a coordenadora de enfermagem em exercício e membro da CIHDOTT do HMCC, Erica Cravo.

De acordo com a equipe, a retirada do globo ocular não modifica a aparência do doador. Para que se possa realizar uma doação desta natureza, é necessário expressar o desejo de doar aos familiares ainda em vida, pois somente com a autorização deles é que os procedimentos poderão ser realizados.

Segundo a enfermeira, qualquer pessoa que estiver na faixa etária entre 03 e 70 anos, que vier a óbito e não possuir nenhuma contraindicação clínica poderá ser doador as córneas. “A partir da constatação do óbito, a CIHDOTT irá realizar a avaliação do potencial doador e a abordagem aos familiares do mesmo, para que estes tenham a oportunidade de decidir quanto à doação, proporcionando que pessoas voltem a enxergar e consequentemente tenham uma qualidade de vida melhor”, enfatiza.

Dados no Paraná – De acordo com a estatística da Central de Transplantes do Estado, cerca de 280 pessoas aguardam na fila por um transplante de córneas. Conforme a enfermeira Andréa Mattos, Gerente de Divisão UTI’s e membro da CIHDOTT, as córneas captadas no HMCC, tem até seis horas para chegarem ao Banco de Olhos de Cascavel. “O trabalho deve ser rápido, entre o óbito, a abordagem da família, a retirada do órgão e o trajeto, deve ter no máximo seis horas”, explica Andréa.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz