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Cresce inadimplência no comércio em Foz do Iguaçu

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Consumidores iguaçuenses sentiram dificuldades em quitar suas dívidas no mês de abril e acabaram sendo incluídos no cadastro de inadimplentes do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito. De acordo com as estatísticas do setor, somente em abril foram incluídos nesse cadastro 5.684 títulos. No mesmo período, 1.066 consumidores conseguiram pagar suas dívidas e tiveram o nome excluído do sistema e estão com o crédito recuperado na praça. Isso representa, um percentual de 10,13% de inadimplência na cidade.

O consumidor inadimplente, conforme média histórica, costuma ter dois ou mais títulos sem pagamento incluídos no sistema, o que pode indicar que mais de 2 mil consumidores iguaçuenses perderam a condição de crédito no último mês.

De acordo com o diretor executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo, os dados estatísticos de abril refletem as compras efetuadas em janeiro deste ano. Esse é o prazo médio que as empresas costumam praticar antes de solicitar a inscrição do cliente no cadastro de inadimplência, após esgotar todas as tentativas de negociação com o consumidor em débito. A partir de então, SCPC notifica o consumidor sobre a inclusão do seu nome no cadastro central. “Apesar de ser um índice relativamente alto, a inadimplência em Foz está praticamente dentro do mesmo patamar de outros centros urbanos, como Londrina, por exemplo. Em abril, a inadimplência lá foi de 8,95%, ou seja, uma diferença de 1,18%”, informou o diretor da ACIFI.

O relatório estatístico do SCPC também aponta que a inadimplência neste primeiro quadrimestre de 2009 foi 10,4% superior ao mesmo período de 2008. Nesse ano, o índice de inadimplência foi de 25,37%, contra 14,97% do ano passado. “Os dados refletem o movimento comercial de outubro de 2008 a janeiro desde ano, sob forte efeito da crise financeira mundial que deixou os consumidores mais cautelosos na hora de comprar”, recorda Bragagnolo.

Consultas – Na outra ponta dessa relação comercial, as empresas buscam se prevenir contra a falta de pagamento. Uma das formas é a consulta da situação do cliente antes de fechar um parcelamento da compra. Através do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) é possível verificar se o cliente está ou não inserido no banco de dados da RENIC, interligado com todo o país e com mais de 250 milhões de informações. Há ainda a possibilidade de consulta sobre empresas, através do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Nos primeiros quatro meses do ano, o SCPC de Foz forneceu 166.279 informações solicitadas pelas empresas locais e de grandes redes associadas. Foi um número inferior ao mesmo período de 2008, quando foram efetuadas 195.745 consultas.

A coordenadora do SCPC em Foz, Eliane Gonçalves explica que essa diferença de quase trinta mil consultas no quadrimestre é resultado da diminuição das consultas feitas por grandes redes de lojas, que utilizam sistema de cartões próprios, e periodicamente fazem a consulta geral da situação dos clientes. Tanto que nas empresas locais, o número de consultas foi de 86.787 de janeiro a abril, somente 3,7 mil a menos que nos primeiros quatro meses de 2008.

A estatística do SCPC também revela que o consumidor iguaçuense, a exemplo do brasileiro de forma geral, vem preferindo cada vez mais a utilização do cartão de crédito para as compras parceladas. O número de consultas de cheques nos primeiros quatro meses do ano foi de 27.339, enquanto para os cartões de crédito foram de 59.448.

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