contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Crianças sofrem com frio intenso durante Campeonato Brasileiro de Natação Sete crianças tiveram que ser atendidas pelo SIATE

Sete crianças tiveram que ser atendidas pelo SIATE


Por:

Publicado em:

Sete crianças sofreram com o frio intenso de Foz do Iguaçu na manhã de sábado (17) durante o 27º Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno de Natação. Os competidores passaram mal e foram socorridos pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (SIATE). O evento está acontecendo no Parque Aquático do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti.

Clickfoz – Augusto Conter
Aquecedores e lonas foram instaladas no complexo esportivo para amenizar o frio

Vários competidores reclamaram do frio intenso de Foz do Iguaçu, que registrou mínima de 7°C e máxima de 11°C. Segundo Márcio Ferreira, secretário de esportes de Foz do Iguaçu, a temperatura da água estava em 25°C durante o ocorrido, ou seja, dentro das normas da Federação Internacional de Natação (FINA), que exige a piscina com águas variando entre 25°C e 28°C durante competições oficias. “O que ocorreu foi que o frio externo está muito intenso, o que acabou ocasionando essa situação. Mas, não houve nenhum caso de hipotermia e os atletas já passam bem. Tomamos precauções para que o evento possa continuar, bloqueando o vento e provendo aquecimento interno”, afirmou Márcio, referindo-se a instalação de lonas e aquecedores no complexo esportivo. “Mas, nós nunca vamos continuar com o evento se houver uma situação mínima de risco. Conversamos com a federação, os técnicos e os pais das crianças e está tudo tranquilo para o restante da competição. Também há uma equipe do SAMU para agir em caso de problemas”, explicou o secretário.

O choque térmico no metabolismo pode gerar situações de hipotermia. A hipotermia ocorre quando a temperatura do organismo (35°C) é reduzida de forma brusca sem a adaptação ideal, podendo provocar arritmia cardíaca.

De acordo Gabriel da Silva, competidor da categoria Infantil 2 (nascidos em 1996), nadador do Estado de Mato Grosso, o frio prejudica, mas não impede o transcorrer da competição. “Tá muito frio! Segundo o pessoal de Foz do Iguaçu está mais frio que o normal para essa época do ano. Isso é ruim, mas, da pra nadar, sim. Já participei em um campeonato no Centro Oeste que estava muito mais frio que esse”, explicou o nadador.

O Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno de Natação termina no domingo (17), às 9h30, quando ocorre a quinta e última etapa consistindo nas provas: 400m livre, 100m peito e 4x100m medley. Todas nas categorias femininas e masculinas.

É a primeira vez que o Paraná sedia a competição que, nesta edição, tem a participação de 92 clubes e cerca de 530 nadadores nascidos em 1997 (Infantil 1) e 1996 (Infantil 2).

Atualização (19h) – Evento cancelado: Até o final da tarde pelo menos mais 6 nadadores passaram mal, provocando o cancelamento do restante da competição.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz