Previous slide
Next slide

Cristóvão Tezza participar do Salão Internacional do Livro

Previous slide
Next slide

Guilherme Pupo
Cristóvão Tezza volta a Foz para participar do Salão Internacional do Livro

O paranaense Cristóvão Tezza,  um dos mais premiados escritores de 2008 com o romance “O Filho Eterno”, voltará a Foz do Iguaçu para participar do Salão Internacional do Livro. No ano passado ele encantou o público da Feira Internacional do Livro ao relatar detalhes sobre o romance. E desta vez, não será diferente.

Na obra, ele, o pai, conta em terceira pessoa sua própria história e do filho que nasceu com síndrome de down.  De acordo com o escritor, “O Filho Eterno” é um livro sobre um tema muito difícil na vida dele, pois teve um filho com síndrome de down na década de 80 e até 1997 nunca havia mencionado em seus textos. Segundo ele, sentia medo de enfrentar o problema.

Tezza ressalta a relação de um pai com o filho especial. Durante a narrativa há flashbacks sobre a vida dos dois. O escritor não considera como uma biografia, mas diz ter se apropriado de  dados biográficos para escrever o romance.

O escritor fala das dificuldades enfrentadas, pois, há quase 30 anos, uma criança com síndrome de down era chamada de mongolóide. Termo considerado pelo autor como extremamente agressivo. Isso foi mudando. Acredita que hoje a situação diferente.

Com “O Filho Eterno”, Tezza recebeu no ano passado o prêmio de melhor obra de ficção da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA); Prêmio Bravo, como melhor livro do ano; 1º lugar no Portugal-Telecom de Literatura em Língua Portuguesa  e do Prêmio São Paulo de Literatura. Além do Jabuti – considerado o Oscar da Literatura. Em sua lista de publicações está também “Aventuras Provisórias”, “Breve espaço entre cor e sombra” e “O Fotógrafo”. Todos esse títulos renderam a ele vários prêmios.

O Salão – O Salão Internacional do Livro a ser realizado na cidade entre os dias 1º a 10 de maio transformará mais uma vez Foz do Iguaçu em um verdadeiro palco de atrações culturais.

Entre as presenças confirmadas para conversar com o público estão os escritores Pedro Bandeira; Ignácio Loyola Brandão e Lira Neto, também o senador Cristovam Buarque. E para fugir um pouco do convencional, a dupla de cantora e compositora Alice Ruiz e Alzira Espíndola, com o título “Para Elas” fará uma aula-show. O espetáculo será uma mescla de música e poesia, pois, o lema das artistas é "Música para quem gosta de poesia. Poesia para quem gosta de música".

Além das palestras e shows, durante os dez dias do evento haverá venda de livros; lançamentos de publicações locais, estaduais e nacionais; sessão de autógrafos; exposição fotográfica; contação de histórias; apresentações musicais e peças teatrais, bem como, atividades educacionais e lúdicas.

O Salão Internacional do Livro é uma realização do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo e conta com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional.

Previous slide
Next slide