Previous slide
Next slide

Deputado pede inclusão de Foz do Iguaçu no Comitê da Copa do Mundo

Previous slide
Next slide

Dani Rodrigues
Um dos argumentos para incluir Foz do Iguaçu no Comitê da Copa do Mundo de 2014 é o fato da cidade ser o segundo destino brasileiro mais procurado pelos estrangeiros

 

A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira (18) o requerimento do deputado Chico Noroeste (PR) propondo a inclusão de Foz do Iguaçu no Comitê Executivo do Paraná para a Copa do Mundo de 2014. O requerimento enviado ao presidente do comitê, o vice-governador Orlando Pessuti, indica ainda a cidade como um das subsedes dos jogos que serão disputados em Curitiba.

“O destino turístico mais procurado no Paraná e na região Sul e o segundo destino mais procurado pelo turista estrangeiro no país, Foz do Iguaçu, deve integrar o Comitê Executivo do Paraná para a Copa do Mundo de 2014 e abrigar uma das subsedes paranaenses na maior competição esportiva do planeta que vai reunir seleções de 32 países”, aponta o requerimento de Chico Noroeste aprovado por unanimidade no legislativo paranaense.

TURISMO – Ainda na quarta-feira (18), o deputado esteve na reunião do comitê paranaense com o ministro do Turismo, Luiz Barreto. “Da sua explanação da importância do Paraná sediar os jogos da Copa do Mundo, o ministro citou Foz do Iguaçu pelo menos, umas sete vezes. Foz não pode ficar de fora do comitê que está organizando a Copa do Mundo no Paraná”, destacou.

O vice-governador Orlando Pessuti adiantou ao deputado que Foz está nos planos do comitê entre as cidades paranaenses que participarão do evento. “Assim que forem definidas as 12 cidades, entre elas, Curitiba, a cidade de Foz do Iguaçu é uma das nossas prioridades”, disse Pessuti. Dezessete cidades brasileiras estão na disputa para acolher os jogos da Copa. A decisão será anunciada pela Fifa no dia 20 de março.

COPA AMÉRICA – No seu requerimento, Chico Noroeste argumenta que Foz é o segundo destino brasileiro preferido pelo turista estrangeiro. A cidade – aponta o deputado – reúne mais de 80 nacionalidades na sua população de 320 mil habitantes, está localizada no centro da América do Sul e apenas 50 minutos, por via aérea, de distância de Curitiba e de 90 minutos dos principais centros do país.

O deputado relata que a cidade também tem experiência em eventos esportivos de grande porte. Entre 29 de junho a 18 de julho de 1999, Foz hospedou as seleções do Brasil, México e Chile que disputaram a Copa América realizada no Paraguai. Os treinamentos das três seleções foram realizados em dois estádios: Estádio do ABC e Estádio Pedro Basso.

INDICAÇÃO – Chico Noroeste lembrou ao comitê da copa que Foz do Iguaçu tem como principal atração o Parque Nacional do Iguaçu – Patrimônio Natural da Humanidade, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, e que receberam em 2008 mais de um milhão de visitantes.

“Outro ícone da cidade é Itaipu Binacional – a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia, compartilhada com o Paraguai. Nos últimos anos, a usina recebeu 15 milhões de visitantes”, completa.

A indicação do representante de Foz do Iguaçu, segundo o deputado, pode partir através do Conselho Municipal de Turismo, da prefeitura ou mesmo da Itaipu Binacional. “O importante é que a cidade se mobilize para receber os milhares de pessoas que estarão no Brasil, em especial no Paraná, participando ou assistindo aos jogos da Copa do Mundo”.

Previous slide
Next slide