contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Designer do rosto real de Santo Antônio e simulador de navios são atrações da Latinoware São esperadas mais de 4 mil pessoas para evento que começa nesta quarta (15) e termina na sexta-feira (17), no PTI

São esperadas mais de 4 mil pessoas para evento que começa nesta quarta (15) e termina na sexta-feira (17), no PTI


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

 

A 11ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware) terá diversas novidades, como um simulador de cabine de navio da Marinha do Brasil, oficina de robótica da Lego e a presença do designer brasileiro que reconstruiu digitalmente o rosto de Santo Antônio, em 3D. 

Foto: Banda Gonzales
As bandas iguaçuenses Gonzales e Les Chiens farão a festa de abertura do evento no Caponne nesta quinta-feira (16)

O evento vai de quarta (15) a sexta-feira (17), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). São esperadas mais de 4 mil pessoas do Brasil, Paraguai, México, Venezuela, Argentina e Peru. A realização é da Itaipu, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e PTI.

A abertura oficial será às 14h, no Cineteatro dos Barrageiros. Antes, o diretor-presidente da Linux Internacional, John Maddog Hall, faz a palestra magna “GNU/Linux – Isto não é mais 1984 ou 1969”, às 10h, também no Cineteatro dos Barrageiros.

Esta será a 11ª participação de Maddog, presente em todas as edições da Latinoware. Ele é um dos keynotes – palestrantes principais da conferência, que terá uma palestra magna ao dia. Temas da área de segurança da informação, multimídia, educação, robótica estão na grade da programação. “Este será o maior evento nerd da América Latina”, brincou Marcos Siríaco, empregado da Informática de Itaipu, da equipe coordenadora da Latinoware.

Para o superintendente de Informática de Itaipu, José Washington Medeiros, “o evento se consolidou como um dos mais importantes e se consagrou na agenda da comunidade de código aberto na América Latina, em razão da enorme gama de produtos e serviços oferecidos e também da vasta oportunidade de negócios entre participantes e empresas”.

Atrações – Um simulador de cabine de navio baseado em software livre, da Marinha do Brasil, será instalado na área do evento para que público conheça este sistema de navegação eletrônica, nos dias 15, 16 e 17.

O equipamento foi desenvolvido pela Marinha em parceria com empresas de tecnologia e as universidades UFRJ, UFF e USP. A estrutura permite que o comandante opere o navio a partir de diferentes perspectivas. Uma imagem projetada de 180 graus mostra a Baía de Guanabara, à frente, e o morro do Pão de Açúcar. O simulador possui dispositivos como GPS e radar militar, entre outros.

Nos três dias da conferência, o Espaço Ñandeva abrigará uma oficina inédita de robótica, com peças produzidas pela Lego, maior fabricante de brinquedos do mundo. Uma equipe com 13 instrutores do Sesi, parceiro da empresa, ajudará o público a programar os robôs do Lego Mindstorms, das 10h às 18h.

Na sexta-feira (17), o designer gráfico Cícero Moraes, fará a palestra “Reconstruindo o passado, o presente e o futuro com o Blender 3D e o SL”. A apresentação será as 15h15, no Espaço Brasil.

O especialista foi o responsável pela reconstrução da face de Santo Antônio em 3D, em parceria com o Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, na Itália. Esta será a sexta participação seguida do designer na Latinoware. Há dois anos, ele usa programas como Blender e Inkscape para reconstrução facial forense.

Feira – A área da feira da Latinoware terá 29 estandes de empresas como Mozilla Firefox; ThoughtWorks (consultoria global em tecnologia de informação), Red Hat (líder em desenvolvimento de soluções em código aberto), Utah Networks (soluções em open source), loja oficial da Latinoware, entre outros.

O evento terá ainda haverá mesas-redondas e wokshops (laboratórios). Consulte a programação completa neste link: http://2014.latinoware.org/programacao/.

Até a última sexta-feira, estava confirmada a vinda de 71 caravanas, de 12 estados brasileiros e do Paraguai, e 142 palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Suécia.

Público: como participar – As inscrições via web estão encerradas. Será possível inscrever-se pessoalmente nos dias do evento, em uma tenda montada ao lado da Barreira de Controle de Itaipu. A taxa é de R$ 120.

Funcionários da Itaipu podem visitar a Latinoware, mas só têm direito ao material dos participantes aqueles que se inscreveram com antecedência. Duzentos e cinquenta colegas da binacional estão inscritos no evento.

Durante o evento, haverá ônibus com trajeto entre a Barreira de Controle da Itaipu e o PTI, de meia em meia hora. Os pré-inscritos poderão retirar as credenciais em uma tenda próxima da Barreira de Controle.

As últimas dez edições da Latinoware reuniram um público total de mais de 62 mil pessoas.

 
 
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz