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Detran disponibiliza novos serviços online Alteração de endereço e agendamento de curso de reciclagem estão entre os novos procedimentos do site

Alteração de endereço e agendamento de curso de reciclagem estão entre os novos procedimentos do site


Por: Leca

Publicado em:

 
Novos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná pela internet já estão disponíveis para a população paranaense a partir desta terça-feira (25), com o lançamento da nova fase do sistema Detran Fácil, que desde 2011 oferece serviços online de habilitação e veículos.
 
Agora, estão disponíveis serviços online que antes só podiam ser feitos de forma presencial por exigirem comprovação de identidade. Entre estes procedimentos estão alteração de endereço, recursos de multas estaduais, recurso de suspensão e cassação de Carteira Nacional de Habilitação e agendamento de curso de reciclagem.

Foto: Allan Marba/Detran
Detran lança nova fase de serviços online
 
A nova plataforma permitirá ainda que o usuário mantenha seu cadastro sempre atualizado e que o Detran entre em contato via email e mensagem SMS, avisando sobre vencimento da habilitação, andamento de processos e resultados de provas e exames. Outra novidade é que o usuário poderá se conectar via redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+. 
 
Plataformas – O Sistema do Detran envolve o site, terminais de autoatendimento e TV Digital. Além das novas funções, o Detran Fácil tem outros seis serviços disponíveis: segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via do documento do veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir, Renovação Automática da CNH, extrato de débitos do automóvel, pontuação da CNH e consulta de envio do licenciamento anual.
 
Em junho de 2014, o sistema atingiu a marca de um milhão de serviços realizados. Desde o lançamento, em maio de 2011, 1.347.737 pessoas deixaram de ir aos dos balcões de atendimento do Detran, diminuindo a burocracia nos processos e reduzindo em até duas horas o tempo de espera em algumas unidades da autarquia. 
 
O uso da internet para solucionar problemas e realizar processos do Departamento cresceu consideravelmente. Em 36 meses, o aumento foi de mais de 800%, de acordo com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação do Detran. 
 
A média mensal de acessos subiu de forma gradativa. No primeiro ano eram cerca de 6 mil serviços solicitados por mês. Em 2012, o número dobrou e chegou a 13 mil. Em 2013, triplicou e somou 39 mil. Em 2014, já são mais de 60 mil acessos mensais. 
 

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