Previous slide
Next slide

Devagar se chega longe

Previous slide
Next slide



 

A prática esportiva, infelizmente, sempre teve uma conotação de certo grau de sofrimento. Crescemos com esse conceito e fugimos dos hábitos regulares de atividade física, ainda mais quando a tendência é alimentada por um “mundo maravilhoso”, com computadores, controles remotos e botões.

O exercício mais fácil de ser realizado é bem simples: a caminhada. Você pode se exercitar nas ciclovias, calçadas e calçadões. Coloque uma roupa leve e um tênis confortável e está pronto!

Além das caminhadas, podemos aproveitar o clima agradável e correr ao ar livre. Na realidade, para a grande maioria das pessoas, correr seria uma atividade totalmente inadequada para que os benefícios do exercício possam ser obtidos.

O exercício para ser eficaz e, sobretudo, seguro, deve ser mantido continuamente por pelo menos 30 minutos com boa tolerância, ou seja, com sensação de conforto durante sua realização. As pessoas sedentárias devem obrigatoriamente iniciar sua atividade andando 20 ou 30 minutos com dias intercalados.

Uma variação para sua rotina normal de corrida é um treino com intervalos.

Vamos acrescentar mais ânimo e dinamismo ao seu treinamento. Durante a rotina normal de corrida, aumente o ritmo durante 30 segundos, 1 minuto ou até por mais tempo. Depois, dê um intervalo e diminua o ritmo para se recuperar. É recomendado andar ou correr em ritmo lento para se recuperar. O intervalo de descanso depende da sua capacidade física. Se você for iniciante, ande ou corra em ritmo lento durante o período de recuperação.

É previsível que após várias semanas de prática regular o indivíduo já esteja correndo confortavelmente por 30 minutos contínuos. Correr confortavelmente por 30 minutos contínuos é prerrogativa de indivíduos treinados. Certamente a par dessa evolução de sua aptidão física, ele terá inclusive mudado hábitos de vida.

Até a próxima semana!

 

Previous slide
Next slide