Previous slide
Next slide

Dia 25 de novembro é Dia Nacional do Doador de Sangue

Previous slide
Next slide
Blood donation vector symbol, two hearts connected with pulse cardiogram tube donate blood, flat logo design, creative emblem illustration isolated on white background

O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu tem a premissa de trabalhar para preservar a saúde dos candidatos à doação e também a dos pacientes que irão receber a transfusão. Todos os meses é realizada a coleta média de 1.000 a 1.100 bolsas de sangue, quantidade utilizada para atender todas as demandas de transfusões dos municípios pertencentes a 9ª regional de saúde.

“Como as doações são feitas de maneira programada, felizmente, não temos oscilações no estoque. Neste momento, por exemplo, não estamos com diminuição de estoque. O nosso estoque está estável”, é o que explica a responsável pelo Hemonúcleo em Foz, a bioquímica Solange Nunes.

Conforme  a Portaria 158 de 04 de fevereiro de 2016, na seção II, art. 30, a doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização. Com base nessa informação é possível afirmar que doar sangue é um ato de solidariedade, “cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e é este pensamento que os doadores devem ter em todas as vezes que realizarem este ato”, explica Solange.

A doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e são de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes. O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças durante o procedimento.

Previous slide
Next slide