contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Diretor da OMT entrega prêmio à Itaipu e participa de celebração de acordos em Foz do Iguaçu Márcio Fávilla elogiou o sistema de turismo da Itaipu, que foi premiado pela Organização Mundial do Turismo, em janeiro

Márcio Fávilla elogiou o sistema de turismo da Itaipu, que foi premiado pela Organização Mundial do Turismo, em janeiro


Por: Garon Piceli

Publicado em:

O diretor executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, elogiou, nesta quarta-feira (15) em uma solenidade em Itaipu, o sistema de turismo praticado na empresa. Em janeiro, o turismo da binacional recebeu, em Madri, na Espanha, o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação, da própria OMT. “Com o prêmio, o modelo de Itaipu passa a integrar as melhores práticas do turismo mundial. Toda a experiência que a OMT dissemina, em nossas atividades e consultorias, vai contar com este exemplo de Itaipu”, afirmou.

Favilla está em Foz do Iguaçu para compromissos com o trade turístico da região. Nesta quinta-feira (16), o diretor do OMT assina um termo de adesão do Observatório de Turismo Iguassu ao Observatório Mundial de Turismo Sustentável, regido pelo OMT. A assinatura do termo será feita entre o Instituto Polo Iguassu e o OMT em uma solenidade durante o 11º Festival Internacional do Turismo Cataratas, às 9h, na Sala Paraná IV do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu.
 

O termo vai estabelecer uma cooperação do observatório da região com observatórios do mundo todo, para criar indicadores de monitoramento da qualidade dos atrativos, hotéis, restaurantes e serviços de turismo. “Hoje, o principal gargalo do Destino Iguaçu são as estatísticas”, disse o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguassu, Gilmar Piolla. “Com este contato com o OMT, vamos estabelecer uma base de dados para melhorar o planejamento das atividades do turismo, além de desenvolver uma expertise de atendimento”.

Visita a Itaipu
Na solenidade desta quarta-feira, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, Favilla assinou um protocolo de intenções com a Fundação PTI, responsável pela operação do turismo na hidrelétrica. O protocolo vai trazer a expertise da OMT em relação às melhores práticas do turismo internacional, por meio de treinamento e capacitação dos funcionários do Complexo Turístico Itaipu (CTI). Em seguida, Favilla fez uma visita técnica à Itaipu e conheceu o Parque Tecnológico Itaipu.

De acordo com o diretor do OMT, um dos motivos para o turismo de Itaipu ter sido agraciado com a premiação internacional mais importante do setor foi a preocupação com o desenvolvimento da região. O valor arrecadado com a venda de ingressos é revertido em investimentos em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo administrados pela Fundação PTI. “Não é o turismo pelo turismo, mas está ligado a um bem maior. E vemos tudo isso na maneira como o Complexo Turístico Itaipu gera benefícios para a sustentabilidade social e ambiental de seu entorno”, afirmou Favilla.

Para o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, o uso do turismo para fomentar o desenvolvimento só foi possível quando a diretoria escolheu criar uma fundação para operar os atrativos da empresa. “Poderiam ter delegado a operação a uma empresa privada, que seria uma escolha lógica, mas preferiram fazer de outra forma. Assim, podemos aplicar os recursos do turismo em diversos programas desenvolvidos no PTI”, disse.

Modelo
O reconhecimento da OMT ao sistema turístico da Itaipu permite que a empresa integre uma plataforma mundial de casos bem sucedidos na área de turismo sustentável e responsável. O que é praticado na empresa pode servir de modelo, inclusive, para a própria Espanha, onde está sediada a OMT. Considerado “Meca” do turismo mundial, o país ibérico recebe mais de 70 milhões de turistas ao ano.

“Todos os países que fazem algum termo de colaboração na área de turismo com a Espanha vão até eles para aprender. Agora, nós podemos também oferecer ajuda”, comentou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que recebeu Favilla na visita. “Ficamos lisonjeados por poder oferecer nossa contribuição para fazer um turismo no mundo cada vez melhor”.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz