contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2016 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Ecomuseu de Itaipu abre três novas exposições nesta sexta-feira, 28 Mostras celebram o aniversário do museu, que completou 29 anos em 16 de outubro

Mostras celebram o aniversário do museu, que completou 29 anos em 16 de outubro


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

exposicoes-ecomuseu
O Ecomuseu de Itaipu abre três novas exposições ao público nesta sexta-feira, 28. A partir das 8h, o visitante poderá conferir Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; e A floresta através dos sentidos, coordenada por Giovana Secretti Vendruscolo. A entrada é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e região.

Uma cerimônia marcará a abertura oficial, às 19h. Os artistas participam do evento.

As mostras celebram o aniversário do museu, que completou 29 anos em 16 de outubro. A visitação vai até fevereiro de 2017, das 8h às 16h30, de terça-feira a domingo.

As exposições têm características diversas com pinturas em tela, esculturas, fotografias e elementos da natureza como sementes, entre outros. Duas delas apresentarão objetos esculpidos à mão pelos artistas, cada um com sua peculiaridade, e a terceira será interativa, com foco na percepção sensorial.

Saiba mais

A floresta através dos sentidos tem como proposta oferecer uma experiência sensorial e interativa ao visitante da Floresta Estacional Semidecidual, vegetação da Mata Atlântica. As pessoas serão transpostas ao ambiente por meio de fotografias, aromas, sons e texturas da floresta.

Ao todo, são 45 imagens da floresta estacional semidecidual e uma coleção de amostras de sementes e frutos do mesmo bioma.

O trabalho é resultado do projeto de extensão “Educação em museus: conhecer para conservar a Floresta Estacional”, coordenado pela professora Giovana Secretti Vendruscolo, docente do curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A iniciativa tem a participação das funcionárias da Itaipu Veridiana Costa Pereira e Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires.

Xeque-mate

A Arte do xadrez mostrará a originalidade e habilidade do artista autodidata Alaércio Santini na criação de peças do jogo de tabuleiro. De forma singular, ele usa materiais como madeira e até canos de PVC reaproveitados para moldar reis, damas, bispos, torres, cavalos e peões.

Além da destreza com que trata as formas, algumas peças chamam atenção pelo tamanho, por terem mais de dois metros de altura. Ao Ecomuseu ele trará oito esculturas grandes, de algumas peças do jogo, e seis tabuleiros com itens diversos.

O xadrez também é pano de fundo para seu primeiro romance, Obra-prima. O livro será lançado na abertura da exposição.

Na ponta dos dedos

Em Feito à mão, o artista plástico Marcos Pagani apresentará 22 peças, entre esculturas e pinturas em tela. A maioria delas é inédita. A proposta é enfatizar o valor dos trabalhos manuais, especialmente aqueles relacionados às diferentes técnicas de escultura e da pintura.

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e formado em Visual Art and Sculpture pelo Emerson College na Inglaterra, o paranaense de Capanema realizou diversas exposições na Inglaterra, França, Suíça e Noruega. Nestes países, trabalhou como assistente de outros artistas ou manteve atelier próprio na produção de esculturas e pinturas.

Uma das técnicas utilizada é o direct carving, o entalhe direto, presente em sua obra como forma de dar “um contraponto ao cotidiano”, segundo o artista.

Serviço:

Exposições: Feito à mão, de Marcos Pagani; A arte do xadrez, de Alaércio Santini; A floresta através dos sentidos, coordenada por Giovana Vendruscolo.

Local: Ecomuseu de Itaipu

Abertura oficial: sexta-feira, 28 de outubro, 19h

Endereço: Av. Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu –PR.

Visitação: 28 de outubro de 2016 a fevereiro de 2017, de terça-feira a domingo.

Horário: 8h às 16h30

Ingresso

O acesso é feito diretamente no Ecomuseu (não é necessário ir ao CRV). Moradores de Foz do Iguaçu não pagam a entrada, mediante comprovação de residência. Para os demais, o ingresso custa R$ 12. Crianças de 0 a 6 têm gratuidade. Moradores dos municípios lindeiros e crianças de 7 a 12 têm 50% de desconto.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz