contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Ecomuseu terá nova exposição a partir do dia 21 de março "Lágrimas de São Pedro” começa a ser montada nessa semana e segue até maio no local

"Lágrimas de São Pedro” começa a ser montada nessa semana e segue até maio no local


Por: Leca

Publicado em:

Uma chuva incapaz de atingir o solo, pairando sobre o ar, será vista do Ecomuseu de Itaipu a partir do dia 21 de março, como parte do calendário de comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Com seis mil bulbos de lâmpadas cheios de água e suspensos sob o teto, a exposição “Lágrimas de São Pedro – Acalento ao Sertão Nordestino”, do artista plástico Vinicius S.A., começa a ser montada nessa semana no espaço temático do museu.

A mostra será aberta na sexta-feira (21), às 16h, e vai até 19 de maio. A visitação é gratuita para moradores da região e da Bacia do Paraná 3 e pode ser feita a partir do dia de abertura, das 8h às 17h, de terça a domingo.

Foto: JIE
A mostra remete ao semiárido nordestino e induz a reflexão sobre a abundância da água na BP3

 
No Espaço das Artes do Ecomuseu, o artista montará uma mostra paralela na área de 60 metros quadrados. O tema ainda será divulgado.

A chuva e a seca – A instalação deve permitir uma experiência sensorial ao visitante, a exemplo dos locais por onde a mostra já passou: Salvador, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Juiz de Fora. No Ecomuseu, as “lágrimas” ficarão concentradas nos 80 metros quadrados no Espaço Temático, ambientado com sons e luzes especiais.
 
“Quando relacionamos o título à instalação, tudo ganha uma outra dimensão, pois aquele conjunto de lâmpadas que nos atraia pela translucidez, passa a significar a água tão querida, esperada e rogada pelos sertanejos do nordeste brasileiro e que demora a vir, ou quando vem não é suficiente para dar de beber e prover o alimento das gentes e dos animais”, afirmou o especialista em História da Arte, Luiz Alberto Ribeiro Freire, doutor no tema pela UP de Portugal.

Foto: JIE
Seis mil gotas suspensas no ar serão instaladas no Ecomuseu.

 

Segundo o artista Vinícius S.A., a proposta também é trazer para o espectador urbano a relação lúdica entre o morador da zona rural e a chuva.

Ao trazer a exposição ao Ecomuseu, essa reflexão é regionalizada, segundo Tatiara Damas, da Divisão de Educação Ambiental, área responsável pelo Ecomuseu.
   
“Pretendemos trazer a reflexão da importância da água e sensibilizarmos para a possibilidade de sua escassez", disse Tatiara Damas.

"Entende-se que a abordagem desse conteúdo, por meio da arte e da sensibilização estética, num território tão privilegiado pela abundância desse recurso (Aquífero Guarani), também ajudar a valorizar e conscientizar nossa comunidade para a importância de mudanças de atitudes ambientais para a preservação da água”, concluiu Tatiara.

Serviço

Exposição “Lágrimas de São Pedro”
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001. Ingressos é no Centro de Recepçao de Visitantes (CRV), para turistas em geral.
Visitação: de 21 de março de 2014 a 19 de maio de 2014
Horários: das 8h às 17h, de terça a domingo.
Entrada franca para moradores da região, mediante documento de comprovação.
Classificação indicativa: livre.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz