contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Edital de licitação do campus da UNILA será lançado na Cúpula Social do Mercosul A cerimônia de lançamento está marcada para terça-feira (14), às 17h30, durante a solenidade de abertura, com a presença de autoridades de diversos países

A cerimônia de lançamento está marcada para terça-feira (14), às 17h30, durante a solenidade de abertura, com a presença de autoridades de diversos países


Por:

Publicado em:

A semana de 14 a 17 de dezembro será histórica para Foz do Iguaçu e para a UNILA. Para a cidade, porque receberá a Cúpula Social do Mercosul e a 40ª Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados, que deverá reunir 12 chefes de Estado. Esta reunião adquire especial significado porque será o último grande evento internacional antes do término do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a UNILA, será um acontecimento único, pois, além de os eventos serem realizados próximos à sua sede provisória, o CineTeatro Barrageiro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde a Universidade está instalada, será lançado, na oportunidade, o edital de licitação para a primeira etapa da obra do futuro campus, projetado por Oscar Niemeyer.

O evento, que precede a Conferência Regional de Integração, Democracia e Desenvolvimento, está diretamente relacionado à proposta latino-americana da UNILA, razão pela qual os organizadores da Cúpula decidiram incluir na programação o lançamento do edital de licitação.

A cerimônia, que será presidida pelo reitor da UNILA, Hélgio Trindade, contará com acadêmicos importantes dos quatro países fundadores do Mercosul. Já confirmaram presença Marilena Chauí e Emir Sader, do Brasil, Aldo Ferrer da Argentina, Magdalena Rivarola do Paraguai e o uruguaio Gerardo Caetano. Deputados do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e outras autoridades também integrarão o evento.

Para o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Paulino Motter, o fato do ato de lançamento se dar no Cineteatro Barrageiro faz do evento ainda mais importante. "É muito significativo que o local que embalou os sonhos e fantasias dos operários durante a construção de Itaipu, agora, inteiramente remodelado, torne-se o palco de eventos históricos na construção da UNILA. Os dois projetos se entrelaçam no mesmo território e comungam da mesma utopia: construir uma América Latina integrada e solidária. Este espaço, que foi o canteiro de uma das maiores obras de integração, com o lançamento do edital da primeira etapa de construção do Campus da UNILA voltará em breve a ser um canteiro de obras", declarou. O CineTeatro Barrageiro foi, também, palco da Aula Inaugural da UNILA, no dia 2 de setembro passado, ministrada pelo presidente Lula.

O projeto – O campus da UNILA será instalado em um terreno de 45,7 hectares, próximo à entrada da Usina de Itaipu. O edital a ser lançado refere-se à primeira etapa de execução da obra, que prevê os prédios de salas de aula, prédio da administração, restaurante universitário, biblioteca e central técnica. A licitação será realizada pela modalidade de Concorrência Pública, tendo como limite o valor de R$ 284,8 milhões. Outros R$ 40 milhões serão destinados à construção da biblioteca, que será edificada com recursos do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) e será objeto de licitação internacional.

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

A estrutura da universidade foi projetada para abrigar, em cinco anos, 10 mil alunos de graduação e pós-graduação, 500 professores e 500 servidores técnico-administrativos. De acordo com o projeto de criação da instituição – pela Lei nº 12.189/2010 – 50% dos alunos e professores devem ser brasileiros e, os outros 50%, oriundos dos demais países latino-americanos.

A expectativa é que a primeira etapa leve cerca de dois anos para ser concluída. A obra deverá ser iniciada em junho de 2011, e as primeiras salas de aulas deverão estar disponíveis para os alunos da UNILA no segundo semestre de 2012.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz