Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Edital de licitação do campus da UNILA será lançado na Cúpula Social do Mercosul A cerimônia de lançamento está marcada para terça-feira (14), às 17h30, durante a solenidade de abertura, com a presença de autoridades de diversos países

A cerimônia de lançamento está marcada para terça-feira (14), às 17h30, durante a solenidade de abertura, com a presença de autoridades de diversos países


Por:

Publicado em:

A semana de 14 a 17 de dezembro será histórica para Foz do Iguaçu e para a UNILA. Para a cidade, porque receberá a Cúpula Social do Mercosul e a 40ª Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados, que deverá reunir 12 chefes de Estado. Esta reunião adquire especial significado porque será o último grande evento internacional antes do término do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a UNILA, será um acontecimento único, pois, além de os eventos serem realizados próximos à sua sede provisória, o CineTeatro Barrageiro do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde a Universidade está instalada, será lançado, na oportunidade, o edital de licitação para a primeira etapa da obra do futuro campus, projetado por Oscar Niemeyer.

O evento, que precede a Conferência Regional de Integração, Democracia e Desenvolvimento, está diretamente relacionado à proposta latino-americana da UNILA, razão pela qual os organizadores da Cúpula decidiram incluir na programação o lançamento do edital de licitação.

A cerimônia, que será presidida pelo reitor da UNILA, Hélgio Trindade, contará com acadêmicos importantes dos quatro países fundadores do Mercosul. Já confirmaram presença Marilena Chauí e Emir Sader, do Brasil, Aldo Ferrer da Argentina, Magdalena Rivarola do Paraguai e o uruguaio Gerardo Caetano. Deputados do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e outras autoridades também integrarão o evento.

Para o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Paulino Motter, o fato do ato de lançamento se dar no Cineteatro Barrageiro faz do evento ainda mais importante. "É muito significativo que o local que embalou os sonhos e fantasias dos operários durante a construção de Itaipu, agora, inteiramente remodelado, torne-se o palco de eventos históricos na construção da UNILA. Os dois projetos se entrelaçam no mesmo território e comungam da mesma utopia: construir uma América Latina integrada e solidária. Este espaço, que foi o canteiro de uma das maiores obras de integração, com o lançamento do edital da primeira etapa de construção do Campus da UNILA voltará em breve a ser um canteiro de obras", declarou. O CineTeatro Barrageiro foi, também, palco da Aula Inaugural da UNILA, no dia 2 de setembro passado, ministrada pelo presidente Lula.

O projeto – O campus da UNILA será instalado em um terreno de 45,7 hectares, próximo à entrada da Usina de Itaipu. O edital a ser lançado refere-se à primeira etapa de execução da obra, que prevê os prédios de salas de aula, prédio da administração, restaurante universitário, biblioteca e central técnica. A licitação será realizada pela modalidade de Concorrência Pública, tendo como limite o valor de R$ 284,8 milhões. Outros R$ 40 milhões serão destinados à construção da biblioteca, que será edificada com recursos do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) e será objeto de licitação internacional.

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

A estrutura da universidade foi projetada para abrigar, em cinco anos, 10 mil alunos de graduação e pós-graduação, 500 professores e 500 servidores técnico-administrativos. De acordo com o projeto de criação da instituição – pela Lei nº 12.189/2010 – 50% dos alunos e professores devem ser brasileiros e, os outros 50%, oriundos dos demais países latino-americanos.

A expectativa é que a primeira etapa leve cerca de dois anos para ser concluída. A obra deverá ser iniciada em junho de 2011, e as primeiras salas de aulas deverão estar disponíveis para os alunos da UNILA no segundo semestre de 2012.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz