contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Educação em Foz do Iguaçu

Editora da Unila lança sua primeira obra semana que vem Livro sobre vida e obra de Raul Pompeia, organizado por Eduardo Coutinho, dá início às publicações da EDUNILA

Livro sobre vida e obra de Raul Pompeia, organizado por Eduardo Coutinho, dá início às publicações da EDUNILA


Por: Assessoria

Publicado em:

Textos de grandes nomes da literatura e da crítica brasileiras tendo como ponto comum a vida e a obra de um dos mais aclamados escritores do país compõem o primeiro livro lançado pela EDUNILA, a Editora Universitária da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A obra “Raul Pompeia”, volume pertencente à Coleção Fortuna Crítica, organizada por Eduardo Coutinho e Mônica Amim, será apresentada ao público no dia 13 de outubro, em palestra seguida de sessão de autógrafos, a partir das 19h, na Unidade Jardim Universitário (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000).

Oitavo número da coleção, a obra sobre o grande escritor fluminense dá continuidade a uma das mais profícuas iniciativas da literatura brasileira: a coleção Fortuna Crítica. Criada e dirigida pelo professor, crítico literário e ensaísta Afrânio Coutinho, a coleção foi publicada, com grande sucesso, entre 1977 e 1990, pela Editora Civilização Brasileira, e consistia em antologias de cunho universitário, com textos críticos importantes sobre autores brasileiros, publicados em livros e periódicos nacionais e estrangeiros, a maioria de difícil localização.

Com a meta de torná-los acessíveis tanto aos estudiosos do assunto quanto ao público em geral, em 13 anos foram lançados sete volumes, dedicados a Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Cassiano Ricardo, Cruz e Sousa, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e José Lins do Rego, todos sob a direção de Afrânio Coutinho, que ocupou, na Academia Brasileira de Letras, a cadeira cujo patrono é Pompeia.

Todo o trabalho foi interrompido com a morte de Afrânio Coutinho em 2000. Agora, mais de duas décadas depois da última publicação, o oitavo volume chega aos estudiosos e interessados em literatura graças a seu filho, Eduardo Coutinho, que apresentou o projeto à EDUNILA.

“Tratando-se de um empreendimento de importância relevante para a pesquisa e o ensino universitário da literatura brasileira, bem como para a preservação da memória de autores nacionais, resolvi, na condição de filho do professor Afrânio Coutinho, e de professor titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e organizador de dois dos volumes publicados (Guimarães Rosa e José Lins do Rego), dar continuidade à coleção, retomando-a pela publicação do volume previsto à ocasião de sua interrupção — Raul Pompeia”, escreve o organizador na apresentação do volume.

Como o próprio nome da coleção remete, a obra reúne textos escritos tanto por contemporâneos de Pompeia quanto por estudiosos atuais. Entre os autores estão Machado de Assis, Capistrano de Abreu, Rubem Braga, Eugênio Gomes, Therezinha Bartholo e o próprio Afrânio Coutinho. Com isso, o leitor tem à disposição, em um só volume, depoimentos do próprio Pompeia ou sobre ele, reportagens bibliográficas, ensaios referentes à sua obra e estudos específicos sobre sua vasta bibliografia.

Serviço:

Palestra com o professor Eduardo Coutinho (UFRJ) e lançamento do livro “Raul Pompeia”, oitavo volume da Coleção Fortuna Crítica, publicado pela Editora da Unila
Data: 13 de outubro de 2016
Horário: A partir das 19h
Local: Sala C 112 da Unidade Jardim Universitário da Unila (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Parceria

Anúncio

Assine

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz