contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Educadores realizam ato público em Foz do Iguaçu Movimento aconteceu na Praça do Mitre, em Foz do Iguaçu

Movimento aconteceu na Praça do Mitre, em Foz do Iguaçu


Por: Leca

Publicado em:

 
Os trabalhadores da educação de Foz do Iguaçu e Região demonstraram hoje a insatisfação com o tratamento dispensado pelo Governo do Estado à escola pública, durante  ato realizado na Praça do Mitre. Além disso, em diversas cidades, dezenas de escolas dispensaram os seus alunos em adesão ao movimento.

Foto: Marcos Labanca
Professores, pedagogos e funcionários fazem paralisação em Foz do Iguaçu

 

O protesto faz parte da Paralisação Estadual dos Trabalhadores em Educação do Paraná, ocorrido ao longo desta quarta-feira (26), em todo o Estado. A categoria é contra a decisão do Governador Beto Richa que suspendeu o processo de eleição direta dos novos diretores de escolas, que deveria acontecer em 26 de novembro. Os educadores entendem que esta medida fere frontalmente a democracia e o modelo de gestão democrática dos estabelecimentos de ensino, permitindo a manutenção de dirigentes que ocupam os cargos há vários anos, sem a devida participação da comunidade escolar na escolha.

 
Organizado pela APP-Sindicato – Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu e Região, o ato público na Praça do Mitre reuniu professores, pedagogos, funcionários de escolas, estudantes e integrantes de entidades sociais. A manifestação contou, ainda, com uma panfletagem realizada pelos educadores nas ruas centrais da cidade, onde foram distribuídos informativos que alertam a população sobre os graves ataques contra os direitos dos trabalhadores e a escola pública, colocando em risco a qualidade do ensino.
 
“Ao atacar o direito de educadores, pais e alunos de eleger os diretores de suas escolas, o Governador Beto Richa colocou em risco o modelo de gestão democrática, um dos pilares da escola pública que ajuda a sustentar o ensino de qualidade. Mais ainda, a gratuidade e a qualidade de nossa educação correm grave risco com os cortes de verbas e o não cumprimento de direitos dos trabalhadores”, defende Fabiano Severino, presidente da APP-Sindicato/Foz.

Foto: Marcos Labanca
Sindicato tenta conseguir reivindicações para a classe

 

De acordo com o dirigente sindical, aderiram à paralisação, de forma integral ou parcial, cerca de 70% do total de estabelecimentos de ensino que integram as nove cidades de abrangência do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu da APP. “Com essa intensa participação, a categoria deu mais uma demonstração de união e compromisso com a escola pública”, defende Fabiano Severino.

 
“Com esse ato, os educadores do Paraná dizem não ao descaso do governo com a educação. Exigimos democracia nas escolas, respeito à categoria e seus direitos, assim como defendemos investimentos para o ensino de qualidade entre toda a população”, reflete a professora Cátia Ronsani, dirigente da APP-Sindicato/Foz.
 
Além do ato público no município, a APP-Sindicato/Foz também mobilizou educadores da região para fortalecer as manifestações em Curitiba, contando com um ônibus que transportou os trabalhadores da educação até a Capital do Estado, onde o sindicato realizou protesto, no Centro Cívico.
 
Nenhum direito a menos – Além da falta de democracia nas escolas, a APP-Sindicato também apresentou uma pauta de reivindicação que inclui direitos não assegurados pelo Governo do Estado. Entre as principais exigências estão a falta de pagamento das promoções e progressões de 2014 e das bolsas do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE).
 
A implementação de um novo Plano de Saúde para os Servidores Públicos também é um item bastante exigido pela categoria, considerando que o atual modelo não atende às necessidades do funcionalismo paranaense. A APP-Sindicato também defende o pagamento dos contratos via PSS pela titulação do profissional, iniciativa que ajuda a reconhecer e qualificar a formação dos educadores contratados por meio desta modalidade laboral.
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz