contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Educadores realizam panfletagem neste sábado em Foz do Iguaçu Ação integra semana em defesa da escola pública e contra a violência

Ação integra semana em defesa da escola pública e contra a violência


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Em 30 de agosto de 1988, a brutalidade e a violência contra educadores do Paraná chocaram o país. As imagens de cavalos pisoteando professores e estudantes permanecem vivas ainda hoje na memória da população.

Em 29 de abril de 2015, a tragédia se repetiu com o Governo do Paraná comandando um verdadeiro massacre contra os educadores, em mais um ato gravíssimo de violação dos direitos humanos e à democracia.

Foto: Marcos Labanca
Panfletagem acontece neste sábado, 29, na Praça do Mitre

Servidores estaduais e estudantes de todo o estado estavam reunidos em frente à Assembleia Legislativa (Alep) para acompanhar a votação do projeto de autoria do governo, que previa o confisco da aposentadoria do funcionalismo. Para impedir o acesso da população ao plenário, o governo ordenou a repressão policial que deixou quase 400 feridos.

Para rememorar as duas datas que envergonham a história da educação e da democracia no Paraná, professores, funcionários e pedagogos da base da APP-Sindicato/Foz participam de passeata em Curitiba, neste dia 29 de agosto. O ato em defesa da educação, que acontece todos os anos, também irá repudiar a violência institucional. A categoria fará uma assembleia na Praça Santos Andrade, na região central da capital.

De acordo com Fabiano Severino, presidente da APP-Sindicato/Foz, o 30 de agosto tem sido um momento de mobilização e luta da categoria. Este ano, a manifestação adquiriu dimensão ainda maior devido a massacre de 29 de abril e também devidos às medidas tomadas pelo atual governo que prejudicam a educação.

“O ato não será apenas para relembrar esses dois momentos terríveis na história da educação do Paraná. Queremos fazer uma grande mobilização para continuar denunciando que o atual governo está destruindo a escola pública e atacando seriamente os trabalhadores da educação”, enfatiza Fabiano Severino.

CIDADES – Além da passeata e da assembleia em Curitiba, os educadores irão realizar atos em vários municípios. Em Foz do Iguaçu, os servidores se somam a integrantes do movimento social em panfletagem pela região central da cidade. A concentração será a partir das 9h, na Praça do Mitre, palco de inúmeras mobilizações dos trabalhadores da educação.

Os participantes do protesto irão vestir-se de preto, simbolizando o luto pelas atuais condições das escolas paranaenses. Para os educadores, a pauta de problemas enfrentados pelos servidores só tem aumentado e todas as medidas adotadas pelo governo prejudicam a escola e comprometem as condições de trabalho.

“O governo está comprometendo o direito que os adolescentes e jovens têm de frequentar uma escola de qualidade, que ofereça merenda, que disponha de biblioteca e projetos pedagógicos, que mantenha a infraestrutura adequada e que os educadores estejam motivados e com condições de exercer o seu papel de educador” defende Cátia Ronsani Castro, diretora da APP-Sindicato.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz