Previous slide
Next slide

eleições-2010

Previous slide
Next slide

Processo Eleitoral Brasileiro

 

O regime político brasileiro está fundamentado na democracia, onde o povo determina quem serão os seus governantes, e no sistema presidencialista, que é composto por três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O primeiro é exercido pelo Presidente da República e o segundo, pelo Parlamento – dividido entre Câmara dos Deputados e Senado Federal. O Poder Judiciário tem a função de garantir o cumprimento da Constituição Federal e aplicar as leis, julgando determinada situação e as pessoas nela envolvidas. 

O sistema eleitoral é baseado no voto direto e secreto, ou seja, o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido, de maneira sigilosa, já que seu voto não pode ser divulgado a terceiros. Atualmente, representantes de todos os niveis dos poderes legislativo e executivo brasileiros são escolhidos pelo voto direto. São considerados válidos os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas nas eleições proporcionais. Os votos nulos e em branco são descartados. 

O 1º turno das Eleições acontece sempre no primeiro domingo do mês de outubro e o 2º turno, quando houver, geralmente no último domingo do mesmo mês. O 2º turno é realizado apenas nas eleições para Presidente, governador e para prefeito, em municípios com mais de 200 mil eleitores. Além disso, deve haver mais de dois candidatos no 1º turno de votação e nenhum deles ter conquistado a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um). 

No tutorial a seguir, veja como proceder o voto na urna eletrônica:

 Passo -a-Passo

1


Aqui você vai aprender a sequência correta de votação e a quantidade de dígitos para cada cargo no qual vai votar. Clique e veja como é fácil escolher os seus candidatos.

2

Você vota primeiro em DEPUTADO ESTADUAL/ DISTRITAL. Para esse cargo são cinco dígitos. Após conferir o nome, a foto e o número do candidato, pressione "confirma" ou "corrige". A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

3

O segundo voto é para DEPUTADO FEDERAL. Agora são quatro dígitos. Proceda da mesma maneira para confirmar ou corrigir. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

4

 O terceiro e o quarto votos são para as duas vagas a SENADOR. São três dígitos. A novidade é que agora, ao digitar o número, aparecerão também as fotos e os dados dos suplentes. Atenção! Você deve votar em dois candidatos diferentes. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

5

O quinto voto é para GOVERNADOR. Ao digitar o número do seu candidato, a tela mostrará também os dados e a foto do candidato a vice na mesma chapa. Lembre-se: agora são somente dois dígitos. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

6


Por último, o voto é para PRESIDENTE. Também são dois dígitos e, da mesma forma, ao digitá-los aparecerão a imagem e os dados do candidato a vice. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

7


Para votar em BRANCO, pressione as teclas "branco" e depois "confirma". Se você desejar votar em branco para todos os cargos, deve repetir o procedimento um a um. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.

8


A votação está concluída. A urna emitirá um sinal sonoro mais longo e a tela exibirá a mensagem "FIM".


Previous slide
Next slide