Previous slide
Next slide

Em busca do bicampeonato, seleção brasileira de rafting treina em Itaipu

Previous slide
Next slide

 

A equipe Alaya Bozo D’água, que integra a seleção brasileira de rafting e é a atual campeã mundial na modalidade sprint (corrida), vai em busca do bi entre os dias 17 e 25 de maio, na Bósnia. E a Itaipu está colaborando nesta caminhada. Desde a manhã desta terça-feira (31/03), um grupo de sete atletas supervisionados pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) está percorrendo a remadas as águas bravas do Canal Itaipu. Os treinos acontecem em dois períodos até sexta-feira (3), quando o time retorna a Brotas, sede da equipe, no interior paulista.

O mundial é a principal competição no calendário do rafting. Faltando menos de dois meses para o início da disputa, a equipe que vai representar o Brasil teve motivos de sobra para escolher o canal artificial da usina como pista de treino. “Esta é certamente a pista mais adequada do País para desenvolver nossa técnica de slalom (contorno de obstáculos)”, afirma Lucas da Silva, o Coré, capitão da Alaya Bozo D’água.

 

  
O pedido para treinar no Canal Itaipu partiu da própria equipe – que conheceu o local durante a disputa do Campeonato Brasileiro, ano passado – e foi intermediado pela CBCA. Foi a confederação quem tramitou o pedido à Itaipu, aceito após avaliação e aprovação das áreas de meio ambiente da empresa. Um esforço que valeu a pena, garante Antônio dos Santos, o Toni, técnico da equipe permanente de slalom da CBCA. De acordo com ele, a pista do Canal Itaipu é tecnicamente a melhor da América Latina e uma das dez melhores do planeta. “Quem ganha com essa permissão é o esporte brasileiro, que consegue um treinamento mais adequado para a sua seleção de rafting”, ressalta o treinador, antes de agradecer à binacional pela acolhida. “Eles sabem que tanto a confederação quanto a Itaipu, que abre as suas portas, estão confiantes no trabalho deles”, disse. Segundo os atletas, os adversários mais fortes no mundial são as equipes da República Tcheca, Alemanha, Rússia, Itália, Japão e Estados Unidos.
 

Previous slide
Next slide