Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, abertura da Ficiências reúne cerca de 1 mil pessoas O evento está sendo realizado no Parque Tecnológico Itaipu e reúne cerca de 150 trabalhos científicos

O evento está sendo realizado no Parque Tecnológico Itaipu e reúne cerca de 150 trabalhos científicos


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Cerca de 1 mil estudantes da Região Trinacional (Argentina, Brasil e Paraguai) participaram, na tarde desta quarta-feira (07), da abertura da 1° Feira de Ciências e Engenharias (Ficiências). O evento, realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), reúne cerca de 150 trabalhos científicos desenvolvidos por alunos dos três países.

 

O corte da fita do espaço de exposições foi feito pelo diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek; pelo diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; pelo diretor técnico do PTI – Paraguai, Ladislau Aranda; pelo cônsul do Paraguai, Elígio Betinez; e pelo cônsul da Argentina, Jorge Luis Miranda. Também marcaram presença na cerimônia de abertura o subsecretário de Ciência e Tecnologia da Província de Misiones, Carlos Emilio Galian, e a diretora de Políticas e Programas Educacionais do Estado do Paraná, Fernanda Scaciota.

“Sediar esse encontro é extraordinário, pois são esses jovens da Região Trinacional que vão contribuir com o desenvolvimento do nosso território”, afirmou Sotuyo. Já o diretor da Itaipu, Jorge Samek, destacou o processo de integração dos três países. “Estamos dando um grande passo para a integração cultural e educacional dos três países com a realização de eventos como esse”, completou.

Trabalhos – Cerca de 500 estudantes do último ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio de escolas do Paraná (Brasil), de Alto Paraná, Canindeyu e Caaguazú (Paraguai) e da Província de Misiones (Argentina) foram selecionados para apresentar os seus trabalhos durante a Ficiências. Ao todo, foram inscritos 450 projetos, dos quais foram selecionados os 150 melhores.

Os alunos do Colégio Estadual Padre José Pires, de Centenário do Sul (PR), por exemplo, estão apresentando um projeto de customização de energia doméstica, por meio da utilização de baterias de carros. A principal aplicação é para as lâmpadas residenciais, que passam a utilizar a energia das baterias. “O nosso ponto de partida são as lâmpadas e isso já contribui bastante para a economia de energia das famílias”, explicou a aluna Julia Fernanda.

Como participar –  A Ficiências será aberta ao público nesta quinta-feira (08), a partir das 14h. Para visitar a feira, basta se inscrever na secretaria do evento, situada ao lado da Central de Cadastramento de Visitantes da Itaipu Binacional. Outras informações e detalhes sobre o evento estão disponíveis no site www.ficiencias.org. 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz