contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, eleitores vão cedo às urnas Domingo de votação levou muitos iguaçuenses a “caírem da cama”

Domingo de votação levou muitos iguaçuenses a “caírem da cama”


Por: Leca

Publicado em:

 
O domingo de eleições, 5 de outubro, começou cedo em Foz do Iguaçu. Antes de abrirem os portões, às 8 horas, a fila em frente ao Colégio Anglo-Americano, o maior colégio eleitoral do Paraná, era grande. 
 
Foto: Rafael Guimarães / Clickfoz
Fila de eleitores antes da votação começar neste domingo, 5 de outubro

 

A cidade conta com 191 mil eleitores e boa parte dos iguaçuenses saiu cedo de casa para votar ou justificar o voto, como foi o caso do casal Michel Miranda e Maria de Lurdes. 
 
“Assisti a todos os debates. Espero mudança”, torce a microempresária. Já Miranda, pretende aproveitar o dia. “Eu ainda não transferi o meu Título, então, vim justificar. Preferi vir logo cedo para ter o domingo livre”, explica o consultor empresarial. 
 
Foto: Rafael Guimarães / Clickfoz
Maria de Lurdes e Michel foram cedo para poder aproveitar o domingo

 

Algumas pessoas mostraram, com a camisa, que esperam o melhor para o Brasil. A assistente financeiro, Rosangela Macaria, e a professora de educação física, Ana Caroline Macaria, foram votar vestindo “o manto” da Seleção Brasileira.

 
“Precisa mudar. 12 anos é muito tempo. Pra mim, chega”, enfatiza Rosangela. “Eu não consegui ver os debates nem propagandas políticas, mas pesquisei muito sobre os candidatos para decidir em quem eu voto ou não”, acrescenta Ana Caroline.
 
Foto: Rafael Guimarães / Clickfoz
Ana Caroline e Rosangela vestiram a camisa da seleção como forma de expressar o pedido de mudança

 

A movimentação dentro dos colégios é grande. Por isso, o trabalho para as equipes de organização requer paciência, atenção e (por que não?) bom humor. A 1ª secretária e voluntária Ingrid de Paula Pereira Lopes exerce, com entusiasmo, a função.
 
“Já é a quarta eleição que sou voluntária. Eu tinha essa vontade desde que fiz meu título. Até que, há alguns anos, um amigo comentou que estavam precisando de mesários e eu fui. Nós alternamos as funções a cada eleição. Só me falta ser presidente”.
 
Eleições – As eleições começaram às 8 horas e seguem até às 17h. Leve documento oficial com foto. Já o Título de Eleitor, não é obrigatório, desde que você saiba a sua seção eleitoral. Caso não lembre, é possível baixar o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral e conferir o seu local de votação – disponível para Android e iOS
 
A ordem da votação é: Deputado Estadual (5 dígitos); Deputado Federal (4 dígitos); Senador (3 dígitos); Governador (2 dígitos) e Presidente (2 dígitos). Você pode anotar os números e leva-los com você à urna. Mas não adianta anotá-los no celular: Esses aparelhos são proibidos no local de votação. Escreva no bom e velho papel.

Justificativa – Se você está em outra cidade ou ainda não transferiu o seu Título de Eleitor, basta se dirigir a qualquer local de votação e justificar o voto. Em Foz do Iguaçu, foram montadas mesas de justificativa de voto no Centro de Recepção de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e no Aeroporto Internacional. 
 
Lixo Eleitoral – A Polícia Militar tem recebido muitas denúncias sobre lixo eleitoral. Santinhos de candidatos estão sendo despejados nos colégios. Lixo eleitoral é crime e pode gerar multa. Equipes estão percorrendo a cidade para coibir esse tipo de ação. E não podemos esquecer que as redes sociais também estão com tudo para expor a sujeira. 

Foto: Rafael Guimarães / Clickfoz
Principais denúncias que chegam a Polícia Militar são de lixo eleitoral

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz