Previous slide
Next slide

Empresários destacam empreendedorismo na última etapa do É Gente Nossa! deste ano

Previous slide
Next slide

ACIFI - 01dez2008.jpg

Empreender e investir em novas idéias foi a tônica da última etapa deste ano do projeto É Gente Nossa!, implantado pela ACIFI – Associaão Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu. O projeto tem como objetivo valorizar as empresas locais, propiciar a troca de conhecimento empresarial entre os associados, principalmente sobre como foram vencidos obstáculos que consolidaram diversos empreendimentos.

Mais de cinqüenta pessoas participaram da última etapa do projeto deste ano, que teve como convidados o gerente da Choperia Donauer, David Pooter; Valentin Nadal da Silva, da Foz Tintas, e Wellinton Carlos de Oliveira, da Mult Fogos.

Pooter representou os proprietários da choperia, Albert e Alex Donauer, que dedicaram os últimos anos a industrializar o chopp que hoje tem comercializaão em Foz e Santa Catarina. O gerente, que é cervejeiro há quase três décadas, explicou aos convidados como foi superada a destituião da sociedade em torno da indústria que era integrada a casa de shows. Foram quatro anos de trabalho persistente para manutenão da indústria e, recentemente, com a abertura do Castelo do Chopp, uma vitrine para os negócios.

Wellinton Oliveira, cujo holding hoje inclui cinco áreas de atuaão na fabricaão e comercializaão de fogos de artifício, devidamente autorizada pelo Exército, relatou seu início de carreira em Foz. Começou com uma casa de revenda de fogos e aos poucos foi percebendo nichos no ramo empresarial e investiu em maquinário e mão-de-obra. Sua trajetória em dez anos já reúne farto currículo, entre eles a de responsável técnico pelo show pirotécnico da festival folclórico do Boi Bumbá – Boi Garantido – que é sucesso absoluto em Parintins (AM). Também está entre as poucas empresas do Brasil a realizarem shows de fogos em sintonia com músicas.

A empresa é responsável por shows pirotécnicos do fim de ano em toda a região Oeste, bem como pelo Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Durante a explanaão sobre a empresa, Wellinton revelou planos para o futuro, como a consolidaão de uma franquia nos próximos cinco anos e a transferência, em 2009, de toda a sua Central de Distribuião para Londrina. Segundo ele, as dificuldades relativas ao transporte dos produtos pesaram nessa decisão. “Caminhões com placas de Foz do Iguaçu são visados pela fiscalizaão, o que dificulta o trabalho e atrasa as entregas”, confessou. Em Foz será mantida apenas a loja, um dos vários segmentos em que atua.

 

Empreendedorismo – O empresário Valentin Nadal da Silva expôs, em poucos minutos, sua trajetória de comerciante estabelecido em 1985 na Vila Portes, após deixar um passado de marceneiro em Medianeira, ao empresário de sucesso no setor de tintas. Ex-presidente da Caciopar e conselheiro da ACIFI, Valentin destacou vários pontos fundamentais para se consolidar os empreendimentos. O primeiro deles é a disposião para empreender. O outro, encontrar em parceiros, como o Sebrae, as ferramentas de planejamento para o investimento.

Ele demonstrou, em slides, toda a evoluão da empresa, aberta em 1985 e que em 1989 entrou no mercado trinacional. Em 2000 expandiu os negócios para Cascavel, enfrentando o ceticismo de alguns amigos nessa empreitada. Oito anos depois, a loja é modelo e com layout dos mais bonitos no Paraná. “É um mercado extraordinário e superamos todas as expectativas”, afirmou.

Fixar e humanizar a marca foram os passos seguintes do holding, iniciado em 2004. Foi quando surgiu a identidade do grupo: um boneco gaúcho que retrata o próprio empresário, batizado Compadre Valentin. “O sucesso veio como conseqência”, destacou ele que, em breve, estará transferindo mais um empreendimento para Foz, a empresa Artes Hobby, hoje sediada em Cascavel.

 

Balanço – Desde abril deste ano, o Projeto É Gente Nossa!, os associados conheceram a trajetória de trinta e uma empresas de Foz do Iguaçu, convidadas a participar do projeto. Duas delas foram relatos de evoluão empresarial mesclado com a história econômica da cidade, os empresários Ozires Santos e Francisco Bubas.

O “É Gente Nossa!” foi implantado pela diretoria que assumiu em janeiro e vem empreendendo forte ritmo na busca de novos projetos e serviços para colocar à disposião dos associados da entidade que completou em junho 57 anos.

O Projeto É Gente Nossa! será retomado em março, sempre na última segunda-feira de cada mês, e com a participaão de convidados cuja experiência empresarial pode contribuir com idéias, iniciativas, posturas e aões para outros associados.

Previous slide
Next slide