Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Encontro nacional reúne centrais de negócios, em Foz do Iguaçu Evento debate aspectos como cultura da cooperação, expansão de mercado e tendências

Evento debate aspectos como cultura da cooperação, expansão de mercado e tendências


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Nos próximos dias 19 e 20 de setembro, Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, sediará o Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, modelo, incentivado pelo Sistema Sebrae, em que pequenas empresas atuam em conjunto para reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado.

No encontro, que reunirá empresários de todo o País, no Hotel Golden Tulip Internacional, aspectos que incidem na gestão e operacionalização de centrais de negócios, como cultura da cooperação, expansão de mercado e tendências serão debatidos.

Para exemplificar quais práticas já apresentam resultados positivos, o evento também terá a apresentação, em talk-shows mediados por consultores do Sebrae, de experiências bem-sucedidas de centrais em diferentes regiões do Brasil, e, também, palestras com especialistas na área.

Foz é a terceira cidade a receber o Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, realizado pelo Sebrae. O evento já passou por Salvador, na Bahia, em 2010, e Natal, no Rio Grande do Norte, em 2011.

“O Paraná se candidatou para receber o encontro, em 2012, porque já tem um bom número de centrais de negócios instituídas, muitas criadas com o apoio do Sebrae para sua formação. Sediar um evento desse porte é importante para alavancar que outras empresas trabalhem de maneira cooperada, no modelo de centrais de negócios”, explica o consultor do Sebrae/PR, Marcos Uda.

No Estado, de acordo com levantamento realizado pela entidade, são cerca de 60 centrais de negócios em operação. Dessas, 19 foram implantadas com o apoio do Sebrae/PR, a partir de uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae e aplicada nacionalmente para auxiliar a formação desses grupos empresariais.

Entre os segmentos de empresas que já atuam em conjunto, no Paraná, estão supermercados, lojas de material de construção e construtoras, farmácias, lojas de decoração, produtores de café e orquídeas, confecções, autocenters, peças agrícolas e, também, no setor de Tecnologia da Informação (TI).

A partir das informações, que serão disponíveis durante o Encontro Nacional, o objetivo é que os empresários interessados em se unir para atuar em uma central de negócio tenham subsídios para avaliar sua formação.

“O Sebrae incentiva a criação de centrais de negócios, mas que esses grupos sejam sustentáveis. E essa troca de conhecimento, entre os estados, será importante para tirar dúvidas e debater soluções que já foram aplicadas, o que cria atalhos no processo”, explica o consultor do Sebrae/PR.
Programação

O Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios acontece de 19 a 20 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Hotel Golden Tulip Internacional, que fica Rua Almirante Barroso, nº 2.006. A abertura está marcada para as 14 horas.

Pesquisa, realizada pelo Sebrae, que quantificou e identificou em que regiões estão localizadas as centrais de negócio, no Brasil, será apresentada no início do evento.

Na sequência será realizado o primeiro talk-show com o tema “Cultura da Cooperação”. A socióloga e especialista em Desenvolvimento Local, Tania Zapata, vai ministrar uma palestra sobre a importância do trabalho cooperado para a busca de resultados comuns. Sobre o tema, empresários da Rede Lar, central de negócios do Rio Grande do Sul, falarão sobre a experiência gaúcha.

Das 18 às 20 horas, será realizada uma sessão de negócios. “A ideia é aproximar os participantes de centrais de negócios para que parcerias comerciais sejam avaliadas, inclusive entre as centrais de diferentes estados, como a possibilidade uma central de negócio, do setor de TI atender a necessidade de outra central, a partir do desenvolvimento de um software, por exemplo”, explica Marcos Uda.

No dia 20, o evento segue com a realização de mais dois talk-shows. O primeiro, a partir 16h30, com o tema “Sustentabilidade”, trará como palestrante a especialista Daniella Mac Dowell, mestre na área de Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Sobre ações sustentáveis, empresários da primeira central de negócios estabelecida no Paraná, constituída a partir da metodologia do Programa Central de Negócios do Sebrae Nacional e formada por empresas que integram o Arranjo Produtivo Local – APL da Confecção Moda Sudoeste, farão uma apresentação.

Sobre “Expansão”, Jorge Verschoore será o palestrante do último talk-show. Com doutorado sobre centrais de negócios e redes de cooperação, o especialista falará sobre os desafios da expansão e as necessidades do mercado. A Rede Integrada, central de negócios instituída no Ceará, será o exemplo de boa prática.

O encerramento do encontro acontece com uma palestra do especialista Luiz Carlos Tiossi, que atua, também, como credenciado do Sebrae/PR. Ainda durante os dois dias do encontro, os empresários poderão participar de discussões e debates, que serão realizados em salas temáticas, divididas nos setores de Mercado, Comércio e Serviço, e Indústria.

Informações sobre o 3º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, os interessados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz