Previous slide
Next slide

Entenda o cálculo necessário para eleger um vereador

Previous slide
Next slide

A cada dois anos acontecem eleições no Brasil, e sempre com dois modelos: majoritárias e proporcionais. As eleições majoritárias são aquelas em que envolvem candidatos a senador, prefeito, governador e presidente da república. O candidato é eleito pela maioria dos votos válidos em primeiro ou segundo turno. Já as eleições proporcionais, elegem deputado estadual, federal e vereador. Além da própria votação, o candidato depende do desempenho de seu partido ou coligação.

A distribuição das vagas entre partidos ou coligações é realizada de acordo com o quociente eleitoral, que é o resultado da divisão dos votos válidos, pelo número de vagas no legislativo. Em Foz do Iguaçu são 15 vagas na Câmara de Vereadores.

Os votos de todos os candidatos de cada partido ou coligação são somados aos votos recebidos pela legenda. Segundo a legislação, o objetivo é fortalecer os partidos políticos. A votação de cada partido ou coligação, considerando os votos nominais e os votos de legenda, será dividida pelo quociente eleitoral. Este cálculo obterá a quantidade de vereadores que cada partido elegerá. Esse número recebe o nome de quociente partidário.

O cálculo do quociente explica porque candidatos com votação expressiva levam consigo colegas de partido com poucos votos. À medida que atinge o mínimo necessário para se eleger, o excedente de sua votação é distribuído a outros candidatos de seu partido.

Previous slide
Next slide