contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Educação em Foz do Iguaçu

Entidades de Foz lançam nota em apoio a Unila Medida provisória pode extinguir a Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Medida provisória pode extinguir a Universidade Federal da Integração Latino-Americana


Por: Clickfoz

Publicado em:


O Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, manifesta sua preocupação com a tramitação da Emenda Aditiva à Medida Provisória 785/2015. A proposta do Deputado Federal Sérgio Souza (PMDB/PR) que propõe a transformação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em  “Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR)”.

“A Unila  representa uma grande conquista para Foz do Iguaçu. Precisamos defender o fortalecimento e a consolidação dessa universidade que possui a característica singular no sentido de resgatar a história e fomentar um projeto inovador latino-americano.” Explica o prefeito Chico Brasileiro.

Chico Brasileiro acrescenta ainda que a Unila possui um grande potencial não apenas na formação de profissionais, mas também, na concentração de talento científico e na irradiação de conhecimento para todo o continente. “Precisamos entender que é um projeto concebido de forma única e faz jus as características diferenciadas de nossa região, ele contempla a natureza de fronteiras, a vocação para o turismo e a multiplicidade cultural de nossa cidade.”

Estruturada como uma organização inovadora, bilíngue e interdisciplinar, a Unila busca na diversidade de conhecimentos uma reflexão coletiva e a resolução de problemas que desafiam não apenas Foz do Iguaçu, mas todo o continente latino-americano. Isso porque, nesse território fronteiriço, além das interações cotidianas, são materializados intercâmbios culturais, científicos e educacionais, contribuindo ao processo de integração em nível regional.

O vice-prefeito Nilton Bobato, também se solidariza da causa da Unila, e registra sua contrariedade à mudança.  “Será necessária muita união da cidade para a manutenção dessa conquista, mas não iremos permitir que esse grande projeto seja descaracterizado ou perdido dessa forma.” alerta.

Acifi

A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu também manifesta posição em defesa da Universidade Federal da Integração Latino Americana e contrária à emenda aditiva, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR).

A ACIFI destaca que a Unila, criada há apenas sete anos, tem contribuído de forma decisiva na formação universitária pública e gratuita, intercâmbio cultural, científico e educacional, bem como cooperação solidária da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Do ponto de vista econômico, tem movimentado vários segmentos, sobretudo moradia, transporte e alimentação. São 3.600 acadêmicos, quase 1.000 funcionários, investimentos, projetos e ações que resultam num impacto de mais de R$ 200 milhões por ano em Foz do Iguaçu.

A ACIFI também acredita ser oportuno o momento para que a Unila reforce seus laços com a sociedade trinacional com o intuito de inserir-se cada vez mais em nossa comunidade, trocar informações e promover um diálogo aberto e permanente, sempre em sintonia com os interesses da comunidade iguaçuense e da região trinacional (Argentina, Brasil e Paraguai).

Sindhotéis

O Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região) vem a público manifestar posição favorável à Universidade Federal da Integração Latino Americana e contrária à proposta de autoria do deputado federal Sérgio Souza para transformar a Unila em Universidade Federal do Oeste do Paraná.

De caráter singular, a instituição tem cumprido seu propósito na formação universitária pública e gratuita, intercâmbio cultural, científico e educacional, bem como cooperação solidária da América Latina, principalmente no Mercosul.

Defensor de melhorias constantes nas estruturas da sociedade, o Sindhotéis sustenta que eventuais ajustes para o fortalecimento da universidade devem sempre levar em conta os anseios da comunidade iguaçuense.

Codefoz 

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu – CODEFOZ, ao tomar conhecimento da Emenda Aditiva, de autoria do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), à Medida Provisória nº 785/2017, que tem como propósito converter a Unila em Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR), vem a público manifestar sua posição em defesa da Unila.

A Unila vem contribuindo sobremaneira com o desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu e da região, além de sua contribuição na promoção da cooperação entre os povos, através da educação. Um projeto de tamanha envergadura e importância não pode ser objeto de uma alteração unilateral, sem diálogo com a sociedade, em total desrespeito à comunidade iguaçuense, aos técnicos, docentes e acadêmicos da Unila.

O CODEFOZ se posiciona contra esta tentativa de alteração na Lei de criação da Unila, defende a manutenção de sua autonomia e reivindica veementemente das autoridades competentes a instalação de diálogo prévio a qualquer mudança estrutural que venha a ser proposta.

O CODEFOZ também se coloca à disposição para convocar as entidades do poder público e da sociedade civil organizada da cidade e da região para ampliar o debate sobre os rumos da Unila, e assim contribuir para uma maior e melhor integração da Universidade da Integração Latino-Americana com a comunidade iguaçuense.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz