contato@clickfozdoiguacu.com.br

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Foz do Iguaçu

Entidades fazem nota de repúdio ao vereador Dilto Vitorassi Instituições exigem uma retratação pública do edil iguaçuense

Instituições exigem uma retratação pública do edil iguaçuense

Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A APP-Sindicato/Foz, o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, o Sinteoeste, o Diretório Central dos Estudantes – DCE-Unioeste/Foz e o Sinprefi manifestam coletivamente o seu REPÚDIO às declarações, segundo eles, ofensivas feitas pelo vereador Dilto Vitorassi (PV), contra educadores e estudantes que estavam presentes na sessão da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, realizada no dia 14 de julho de 2015. Leia na íntegra a carta assinada por todas estas instituições:

"Na referida sessão, o vereador, visivelmente irritado com a presença da população, desferiu um conjunto de ofensas contra as pessoas que acompanhavam o debate. Por diversas vezes, manifestou seu comportamento machista e desrespeitoso ao falar para os (as) educadores (as) e estudantes, em sua grande maioria mulheres, utilizando expressões como “vão fazer amor e não guerra”.

Em seguida, o vereador dirigiu-se ao plenário afirmando que “a professora que levou um cambal em Curitiba continua mal educada”, numa referência óbvia ao Massacre de 29 de Abril, sugerindo que o espancamento aos professores e professoras naquele episódio não teria sido suficiente. Indiretamente, o vereador manifesta concordância com o massacre ordenado pelo governador Beto Richa e repudiado pelo mundo todo.

Nós, educadores (as) e estudantes, fomos à Câmara de Vereadores de forma respeitosa, para manifestar posição contrária ao projeto de precarização da educação infantil, tanto que convencemos o conjunto de vereadores a mudar o voto, o que inclui o próprio vereador que nos ofendeu. Em nenhum momento fizemos ataque pessoal contra qualquer político ali presente, pois o nosso objetivo é uma educação de qualidade e nossa arma é o debate de qualidade, com argumentos e com fundamentos.

Dilto Vitorassi ficou furioso quando os (as) presentes demonstraram contrariedade com seu discurso ofensivo. Com isso, o vereador chamou de mal educados os (as) professores (as) presentes. Mas, pelo contrário, demonstramos preparo e politização, além de educação, fato que talvez o vereador sequer tenha condições de perceber.

A organização em entidades sindicais e estudantis para lutar e protestar não é crime. Assim como, participar das atividades da Câmara de Vereadores para defender o interesse público e coletivo é um direito de todo cidadão.

Por tudo isso, exigimos do vereador Dilto Vitorassi uma retratação pública e mais respeito com a educação e com a população em geral. Além disso, buscaremos todas as medidas legais para que as ofensas sejam reparadas e que tal situação não volte a ocorrer"
.

ASSINAM:

APP-Sindicato/Foz
Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Barão do Rio Branco
Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos em Ensino Superior do Oeste do Paraná – Sinteoeste
Diretório Central dos Estudantes – DCE-Unioeste/Foz
Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino – Sinprefi