Previous slide
Next slide

Escola Monteiro Lobato, em Foz, receberá projeto-piloto de ciências

Previous slide
Next slide


Nesta terça-feira, 15, será realizada a assinatura de protocolo de intenções entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Educação, para dar início a um projeto de formação de professores para o ensino das ciências.

Entre julho de 2017 e julho de 2018 será realizado um projeto-piloto na Escola Municipal Monteiro Lobato, do bairro Porto Belo. Além da formação teórica e prática, os docentes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) receberão assessoria pedagógica na aplicação de atividades. As ações do ano serão finalizadas com a organização de uma Feira de Ciências.

A intenção, no próximo ano, é estender o projeto para todas as escolas municipais, aprimorando as práticas pedagógicas dos docentes da rede e ampliando os conhecimentos científicos dos estudantes. Além das capacitações, o objetivo é oferecer a Estação Ciências, localizado no Parque Tecnológico Itaipu, como uma “extensão” da sala de aula para os professores, permitindo que eles possam utilizar a infraestrutura e o apoio metodológico da equipe do projeto como suporte para as atividades curriculares.

A metodologia utilizada terá como base o ensino por investigação, com atividades interdisciplinares. O curso foi desenvolvido pelo Estação Ciência, do PTI, e em 2015 foi certificado pela FBB como “tecnologia social”. A certificação reconhece produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

ASSINATURA

 A assinatura será amanhã, 15, às 8h30, na Escola Municipal de Governo da Prefeitura de Foz – Rua Carlos Kapfemberg, 611 (anexo ao Horto Municipal). Está confirmada a presença do Prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; do Secretário Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Fernando Ferreira de Souza; do Diretor Superintendente da Fundação PTI, Ramiro Wahrhaftig; e do gestor do Projeto Estação Ciências, Willbur Rogers de Souza; entre outras autoridades.

Previous slide
Next slide