contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Espetáculo teatral “Girassóis” será atração de sexta-feira (10) do Natal das Cataratas Teatro e utopia na Praça das Nações

Teatro e utopia na Praça das Nações


Por:

Publicado em:

Coincidindo com a data de lançamento da carta pelos direito humanos (proclamada no dia 10 de dezembro de 1948), a programação cultural do Natal das Cataratas vai apresentar o espetáculo “Girassóis” nesta sexta-feira (10), na Praça das Nações (Praça doMitre). Encenado por 40 agentes culturais do projeto Plugado!, a peça é baseada no texto “Os estatutos do homem”, do poeta brasileiro Thiago de Mello.

O roteiro da peça inclui a defesa da liberdade, da solidariedade e da justiça como princípios fundadores do próprio homem. Além de Thiago de Mello, a montagem traz fragmentos poéticos de Bertolt Brecht, Clarice Lispector, Bernard Shaw, entre outros autores, formando um texto-colagem de temas relacionados aos direitos humanos e à vida social.

Foto: Áurea Cunha/Casa do Teatro
40 jovens artistas se revezam entre performances de dança e teatro

Os quarenta artistas do elenco são estudantes de escolas da rede pública estadual de educação. Como agentes culturais do projeto Plugado!, desenvolvido desde o final de 2009 pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, com o apoio do Núcleo Regional de Educação, os jovens receberam formação em teatro e dança, na primeira etapa do programa. Depois disso, passaram a atuar como multiplicadores, repassando as técnicas para outros estudantes de 13 escolas atendidas. Ao todo, já são cerca de seiscentos estudantes beneficiados pela iniciativa.

No palco, “Girassóis” promove o diálogo entre o teatro e a dança, revezando diálogos poéticos e  performances dramáticas, a leveza e a expressão cênica do balé clássico, as dinâmicas do jazz e da dança contemporânea. Em meio a esta miscelânea performática, a peça também traz a interferência do street dance e sua linguagem genuinamente urbana.

O jovem ator Thiago Lisarte, de 18 anos de idade, vê com empolgação a oportunidade de apresentar o espetáculo precisamente na data em que se inaugura a Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Além de mostrar o nosso trabalho, vamos oferecer para a população um teatro com mensagem, que diverte e também faz refletir. Não fazemos arte pela arte, usamos o teatro para a conscientização”, diz o estudante, formando do curso de magistério e pré-universitário.

A montagem do espetáculo “Girassóis”, que tem 40 minutos de duração, aconteceu em agosto e já conta com várias apresentações públicas.

Para Arinha Rocha, coordenadora do projeto Plugado!, toda a equipe está muito satisfeita em participar da programação do Natal das Cataratas, que além de ser um momento de confraternização de final de ano também está apostando na valorização da arte e da cultura iguaçuense. “É importante que a cidade conheça a sua produção, seus artistas. No caso da peça `Girassóis`, por exemplo, a origem de seus integrantes, jovens  de regiões populares, é um exemplo que através da cultura podemos construir uma sociedade mais justa e solidária para todos”, reflete.

Plugado! – Visando promover o protagonismo juvenil e enfrentar a violência contra a juventude, Plugado! formou 40 adolescentes e jovens, que atuam com o como agentes cultuais em 12 escolas da rede pública. Além de técnicas de teatro e dança, os integrante do programa receberam formação em temas de cidadania e participação social, contando com o repasse mensal de um benefício de R$ 100,00, cada.

Os beneficiários atuam como multiplicadores das técnicas aprendidas, repassando os conhecimentos e habilidades adquiridas para outros 800 estudantes, público a ser atendido até o final do programa. O projeto é executado em escolas localizadas em regiões populares do município, onde exista a incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude (violência física e/ou psicológica, evasão escolar, exploração ou violência sexual, entre outros).

Através do módulo de terapias em grupo baseadas na metodologia de “Rodas de Conversa”, são realizadas ações de enfrentamento e prevenção de todas as formas de violência contra a juventude, disseminando os conceitos da cultura de paz, como forma de mediação dos conflitos cotidianos.

Plugado! também prevê a realização de atividades dirigidas a professores e operadores dos direitos da criança e do adolescente que atuam em Foz do Iguaçu.
 
Ficha Técnica: “Girassóis” é encenado pelos agentes culturais do projeto Plugado!. Texto adaptado de poemas de diversos autores. Supervisão geral: Arinha Rocha. Direção: Ednéia Dias e Rosângela Rocha. Coreografia: Michael Alexandre e Michele de Oliveira. Figurinos: Noemia Mello e Rosália Dutra. Sonoplastia: Júlio Fornari. Iluminação: Marcelo Silva do Carmo e Hugo Alves Cordeiro.

Serviço
Espetáculo “Girassóis”
Quando: sexta-feira, dia 10, às 20h30.
Onde: Natal das Cataratas – Praça das Nações (Praça do Mitre)
Contato: (45) 3572-1473 e 3522-14 – casadoteatrofoz@hotmail.com
Custo: Entrada gratuita.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz