Previous slide
Next slide

Estaduais pelo Brasil movimentam o futebol

Previous slide
Next slide

Os campeonatos estaduais estão chegando a suas retas decisivas. Com os torneios quase acabando, algumas torcidas seguem em festa com seus times; outros estão se conformando com a derrota, pois sabem que a vida continua. Existe, claro, aqueles que não aceitam em hipótese alguma, que seu time perca para o maior rival, por exemplo. Aqui no Click Foz do Iguaçu você confere um resumo de como foram os principais jogos nos estaduais, pelo país.

Paranaense

O Paraná Clube está fora da briga pelo título paranaense de 2009. No sábado (18), a equipe tricolor perdera para o Atlético, na Arena da Baixada por 3 a 0, dois gols de Rafael Moura e um de Wallyson. Com o resultado, o Atlético lidera a disputa com 14 pontos; o Paraná caiu para quinto, permanecendo com 7. A equipe rubro-negra ainda foi beneficiada pela derrota do Coritiba perante o Iraty, no domingo (19), por 1 a 0 em pleno estádio Couto Pereira. Quem gostou disso foi o J-Malucelli, que no mesmo dia batera o Cianorte, também por 1 a 0 e assumiu a segunda posição, com 13 pontos. O Coxa caiu para terceiro, parando nos 11. E fechando a rodada, o Nacional de Rolândia se aproveitou da péssima situação do Paranavaí, lanterna da competição sem pontuar ainda, e venceu o “Vermelhinho do Norte” por 2 a 1, tirando a quarta posição que pertencia ao Paraná Clube. Agora o Nacional possui oito pontos.

Na próxima rodada, a penúltima do campeonato, haverá o clássico Atletiba, na Arena da Baixada, em Curitiba. Uma vitória do Atlético, aliada à derrota do J-Malucelli, pode significar em título para o Furacão. Ao Coritiba, só a vitória interessa se quiser ainda sonhar em ser campeão paranaense.

Paulista
A final do Campeonato Paulista já está definida. Santos e Corinthians decidirão o título em dois jogos para ser conhecido o campeão estadual de 2009. No último sábado (18), o Peixe eliminou o Palmeiras, em pleno estádio Palestra Itália, vencendo por 2 a 1, mesmo placar que conseguira na partida de ida. Com gols de Mádson e Kléber Pereira cobrando pênalti, além de Pierre descontando para o Verdão, o time comandado por Vágner Mancini avançou á decisão. Houve ainda muita confusão, entre os jogadores das duas equipes.

Diego Souza, atleta do Palmeiras, perdeu a paciência com o zagueiro Domingos, do Santos e partiu pra cima do adversário, após este simular uma agressão que as câmeras de televisão mostraram claramente que não existiu. Diego Souza teve que ser contido por seus colegas de time, mas isso não foi suficiente e ele conseguiu ir pra cima e agredir o jogador. Com os dois expulsos (Maurício Ramos ainda fora expulso pelo Palmeiras no lance da penalidade máxima santista), o Santos conseguiu uma classificação heróica e fez a festa diante dos pequenos torcedores que compareceram à capital paulista, apoiar o time do litoral.

O Santos terá como adversário na final o Corinthians. No jogo de volta da outra semifinal, o time comandado por Mano Menezes, tinha a vantagem de jogar pelo empate. Mas não quis saber de ficar atrás e foi pra cima, em busca da vitória. A partida começou com a pressão do time da casa, apoiado pela imensa torcida que compareceu ao Morumbi. Nos camarotes, a presença ilustre do goleiro do time e ídolo no clube, Rogério Ceni, que por ter quebrado o tornozelo, ficará de fora dos gramados por pelo menos seis meses. Ele foi ao estádio, que fica perto de sua casa, apoiar seus colegas de trabalho.

Mas os gols só saíram no segundo tempo. Aos 10 minutos, em jogada iniciada por Douglas, Ronaldo recebeu e encontrou Jorge Henrique livre do outro lado para mandar o chute pro gol. A bola bateu na trave e, no rebote, Douglas apenas empurrou para o fundo das redes. Corinthians 1 a 0. E o segundo gol foi marcado logo em seguida pela maior estrela do time corintiano. Ronaldo, em velocidade que lembrou os bons tempos de Cruzeiro, PSV, e Barcelona, deixou o zagueiro para trás e tocou na saída do goleiro Bosco, fechando o placar em 2 a 0. O primeiro jogo da final será no próximo domingo (26).

Estadual do Rio
No Rio de Janeiro, o Maracanã estava lotado para a decisão da Taça Rio. Flamengo e Botafogo decidiram o título. Caso o Botafogo vencesse a partida seria não só campeão do segundo turno, como também campeão estadual, pois conquistara também o primeiro turno. Sabendo disso, o Flamengo se impôs e, apesar a pressão que sofrera em alguns momentos do jogo, conseguiu segurar o adversário e contou ainda com um gol contra do jogador Émerson. Após o levantamento de bola para dentro da área, o zagueiro do Botafogo tentou afastar para linha de funda, mas a bola tocou em sua canela, entrando de repente. O resultado, mantido até o final da partida, garantiu o título do segundo turno ao Flamengo. Agora os dois times farão a final em duas partidas, para saber quem será campeão estadual do Rio de Janeiro. A primeira partida será no mesmo dia da final paulista, (26).

Mineiro
A final de Minas Gerais também já foi definida. Cruzeiro e Atlético se enfrentarão em duas partidas no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, capital mineira. Na semifinal, o Galo eliminou o Rio Branco com duas vitórias (2 a 0 e 1 a 0). E o Cruzeiro passou pelo Ituiutaba (4 a 1 e 2 a 1). São os dois maiores rivais do estado, enfrentando-se na grande decisão.

Pernambucano
E o domingo teve mais um campeão estadual. Em Pernambuco, o Sport segurou o empate em 0 a 0 com o Náutico no estádio dos Aflitos e garantiu o título do segundo turno. Como já havia conquistado também o primeiro, foi campeão pela 38° vez na história.

 

Previous slide
Next slide