Previous slide
Next slide

Estão abertas as inscrições para a VI Ficiencias

Previous slide
Next slide

A 6ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) será entre os dias 07 a 10 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A Ficiencias é um espaço para que estudantes apresentem ideias criativas e inovadoras, além de contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. A feira ainda busca promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento, e premiar os melhores trabalhos de pesquisa. A feira é uma iniciativa do PTI, por meio da Estação Ciências, com o apoio de instituições públicas nacionais e internacionais.

As inscrições para submissão de trabalhos já estão abertas e vão até o dia 31 de agosto. O evento é voltado para estudantes dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Brasil; de Missiones, na Argentina; e do Paraguai, que estejam matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, ou na educação de jovens e adultos em níveis equivalentes. Os alunos podem participar individualmente ou em grupos de no máximo três estudantes por projeto. É necessário que o projeto conte com um orientador com mais de 18 anos, que pode ser um professor da escola, aluno em fase de graduação, ou já graduado que possa auxiliar na condução das pesquisas. Opcionalmente, o grupo também poderá incluir um coordenador ao projeto. As inscrições são gratuitas.

Para participar da feira, o aluno, ou o grupo, deve criar um login na página do evento (www.ficiencias.org) e cadastrar o plano de trabalho da pesquisa. Os trabalhos devem atender as áreas de conhecimento das ciências humanas, exatas, biológicas, agrárias, sociais aplicadas, da saúde ou das engenharias. O regulamento geral da feira também está disponível no site. A relação de trabalhos finalistas será divulgada no dia 02 de outubro.

A premiação será feita por categoria. Os melhores trabalhos receberão valores em espécie. Trabalhos que apresentem destaque nos quesitos Empreendedorismo, Sustentabilidade e Benefício Social poderão receber menção honrosa e troféu especial. Todos os estudantes selecionados para apresentar seus trabalhos na Ficiencias, orientadores e coorientadores destes grupos receberão certificados de participação e os resumos finais dos trabalhos de pesquisa serão publicados em anais da Feira.

Ainda, serão selecionados alguns trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, cujos alunos são convidados a participar do Programa Vivência Estudantil. Na Vivência, os estudantes vão conhecer projetos existentes na Itaipu Binacional e no PTI, interagindo com pesquisadores e profissionais que atuam em atividades de ciência, inovação e tecnologia, educação, empreendedorismo, energias renováveis e biodiversidade. Dessa forma, terão a possibilidade de ampliar suas percepções sobre o papel do desenvolvimento científico e tecnológico voltado para o bem-estar socioambiental. No ano passado, 140 estudantes participaram da ação.

Também poderão participar da feira, professores e pesquisadores pós-graduados com título de mestre, equivalente ou superior, que desejam contribuir como avaliadores dos trabalhos de pesquisa. A visita ao espaço de exposições dos trabalhos, bem como a participação nas palestras e oficinas, é aberta a todas as instituições de ensino interessadas e à comunidade em geral. “A feira motiva os estudantes do ensino fundamental e médio a refletir sobre temas de todas as áreas da ciência e experimentar a pesquisa científica. O principal ganho é a autonomia para estudar o que cada um deseja”, pontuou o coordenador da Estação Ciências, Fabiano Pavoni Nogueira.

Iniciação científica

A Estação Ciências é um espaço destinado à popularização e fortalecimento da cultura científica por meio de práticas investigativas para o ensino das ciências. Alunos do ensino médio e fundamental podem envolver-se em atividades práticas nos laboratórios da Estação, enquanto professores descobrem formas de ensino que despertem o interesse em metodologias ativas e investigativas. As ações fomentam a mudança dentro do processo de ensino e aprendizagem, fazendo uso do incentivo à iniciação científica desde a base.

Na Ficiencias, os jovens podem discutir sobre seus projetos com profissionais e pesquisadores já consolidados da comunidade científica. Em 2016, o evento reuniu 4 mil visitantes e totalizou 836 trabalhos inscritos de 1.244 estudantes e 144 professores. Os inscritos foram representantes de 142 escolas de 98 cidades brasileiras, paraguaias e argentinas.

Previous slide
Next slide