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Estradas da Liberdade terão dois corredores prontos em 2009

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Julio Covello/SECS
Rogério Tizzot anuncia novos trechos das "Estradas da Liberdade"

 

Dois dos três principais trechos das Estradas da Liberdade – eixos que vão servir de caminho alternativo aos trechos pedagiados – vão ser concluídos neste ano. A informação foi dada terça-feira (3) pelo secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, durante reunião da Escola de Governo.

O secretário apresentou o plano de ações do Departamento de Estradas de Rodagem para 2009 e informou que as Estradas da Liberdade devem receber mais R$ 44 milhões em investimentos neste ano. São obras de recuperação, pavimentação, conservação e sinalização. “São obras que buscam interligar e melhorar as rodovias estaduais já existentes, criando grandes eixos de transporte que vão baratear as viagens, já que não terão pedágio, e ainda servirão para desenvolver as regiões por eles atravessadas”, reforçou.

EIXOS – Segundo Tizzit, o corredor que liga as cidades de Maringá (Noroeste) e Cascavel (Oeste) já possui 235,5 quilômetros concluídos dos 324 que compõem o eixo. “Temos a programação de investimentos de R$ 11 milhões nos 88,5 quilômetros restantes”, detalhou o secretário.

Entre as importantes obras deste corredor que evita três praças de pedágio está a duplicação de Cascavel até Toledo e a recuperação da rodovia que liga o rio Piquiri até Assis Chateaubriand.

Outra Estrada da Liberdade que será concluída ainda em 2009 é a que liga Londrina a Paranavaí. Até o momento foram investidos mais de R$ 20 milhões em 146 quilômetros da PR-218. Neste ano serão aplicados outros R$ 2 milhões em obras e serviços em 15 quilômetros da estrada.

Além dos dois corredores que serão entregues neste ano, o Governo do Paraná vai aplicar em 2009 mais R$ 31 milhões em 71 quilômetros do eixo que vai estabelecer um novo caminho pavimentado entre Curitiba e o Norte do Paraná. “Essa obra vai evitar quatro praças de pedágio”, enumerou Tizzot.

Com cerca de 400 quilômetros de extensão, o corredor já sofreu intervenções em 241 quilômetros com obras de recuperação e pavimentação. Ao todo foram aplicados R$ 40 milhões. A pavimentação da Estrada do Cerne na região metropolitana de Curitiba e a segunda frente dela vindo de Castro no sentido de Castrolanda fazem parte do estabelecimento deste eixo.

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