contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Ex-presidiário, artesão vende seus livros pelas ruas de Foz do Iguaçu Escritor é acadêmico da Unila e atualmente sobrevive com o que arrecada das suas obras

Escritor é acadêmico da Unila e atualmente sobrevive com o que arrecada das suas obras


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A história artesão Marcos Ziemann, 43, daria um filme. Nascido em Cruzeiro do Oeste (PR), na juventude mudou-se para São Paulo e lá, conheceu o lado negativo da vida. Foi preso em várias cidades, inclusive no antigo Carandiru, usou drogas e álcool por vários anos e acreditou por um tempo, que o fim estaria próximo.

Durante os anos na cadeia, Ziemann aproveitou o tempo livre para aprender uma arte: o artesanato. "Para mim era uma terapia, já que lá dentro temos muito tempo ocioso", conta ele.

Em 2002, Marcos mudou-se para Foz do Iguaçu e aqui começou a traçar um novo caminho. Desde então, qualquer iguaçuense ou turista que passasse pela Avenida JK, em frente a Confeitaria Jauaense, o via tecendo tapetes e outros produtos para sobreviver. "Nunca imaginei viver disso, mas, o artesanato me proporcionou muitas vitórias e a maior delas foi não voltar ao crime".

Após anos dedicados ao artesanato e trabalhando até 14 horas por dia (o que resultou em uma LER – Lesão por Esforço Repetitivo), Marcos desejava ainda alçar voos maiores. Em 2013, passou no vestibular, e desde então, cursa Geografia na Unila. "Para mim é uma honra poder me formar, estou muito feliz. É um prazer enorme ter a chance de estudar", disse. 

Entretanto, a nossa vida sempre é feita de decisões não é mesmo? E em uma delas, Ziemann teve de escolher entre o sonho de estudar ou trabalhar para sobreviver. Sem pensar duas vezes, o artesão optou pela primeira alternativa. E para sustentar-se, escreveu dois livros, que sai para vender de porta em porta nas horas vagas. Foi assim que descobrimos esta história linda! 

Apesar das grandes conquistas, os sonhos de Marcos não param por aí. "Desejo escrever mais um livro, falando sobre a minha chegada em Foz do Iguaçu, esta cidade que me acolheu tão bem. Pretendo também cursar filosofia", finaliza. 

E que tal ajudar a continuar escrever esta história? A primeira obra, intitulada "A vida por um fio" pode ser adquirida pelo valor simbólico de R$ 10,00. Já a segunda, "A (IN) Sanidade por um fio", a R$ 20,00. Caso não o encontre vendendo os livros pelas ruas da cidade, pode o contatar pelo telefone: (45) 9813-2435 ou pelo email: marcosziemann@gmail.com

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz