contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Exposição da Sobre Rodas reunirá 20 relíquias em Foz Na mostra, carros que já carregaram famosos, foram estrelas de filmes e clipes e, impulsionam romances

Na mostra, carros que já carregaram famosos, foram estrelas de filmes e clipes e, impulsionam romances


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

De 7 a 30 agosto, homens mulheres e crianças poderão fazer uma viagem ao passado e um dar um pulinho no futuro através do mundo automotivo, durante a exposição “Do Passado ao Futuro”, organizada pela Revista Sobre Rodas, com o apoio da RIC TV Record, no Cataratas JL Shopping.

Foto: Arquivo Pessoal
Exposição estará no Shopping entre os dias 07 e 30 de agosto

O piso L2 do Shopping será invadido por 20 carros de várias gerações. Desde os mais antigos como o Ford “Baratinha”, da década de 20, até os veículos elétricos ainda pouco vistos no Brasil.

Entre as antiguidades, as relíquias da coleção do Sr. Celso Ramos Maciel. Ele tem na garagem mais de 20 beldades, mantidas como se fossem um pequeno troféu do tempo, do qual nem a tecnologia, nem o desempenho dos carros novos são capazes de vencer.

A exemplo de milhares de colecionadores, ele iniciou sua coleção por um gosto comum da juventude. “Na minha época, quando um cara tinha um carro, ele entrava em qualquer lugar rodando a chave entre os dedos e todo mundo ficava de boca aberta. Era algo muito difícil de ter, era caro e quem tinha uma bicicleta já estava feliz”, lembra cheio de bom humor.
 

Foto: Arquivo Pessoal
Sr. Celso na exposição de 2014 com o amigo Fernando Moraes

Celso está falando dos anos 50, 60, nos tempos de sua juventude. Mas foi nos anos 70 que conseguiu realizar um grande sonho. “Eu sempre fui apaixonado por carros, e quando encontrei as carcaças para vender, fui comprando uma a uma”. O primeiro da imensa lista foi uma baratinha Ford 29. Daí em diante não parou mais.

Noivas e filmes – Os carros do acervo do Sr. Celso que farão parte da exposição organizada pela Revista Sobre Rodas vieram de Foz do Iguaçu, cidade que mora há 46 anos, de Francisco Beltrão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até Argentina. Cada um deles traz consigo uma história de persistência e curiosidade. “Quando eu gostava, ia atrás ver se conseguia comprar, como aconteceu na inauguração da Ponte Tancredo Neve quando teve contato com outros colecionadores de carros antigos”.

Foi também nesta mesma década que uma ideia muito interessante acabou virando um bom negócio. Os carros disponibilizados por Sr. Celso acabaram chamando a atenção dos amigos e convites para que integrassem festas surgiram. Entre as mais badaladas vieram o transporte de gente famosa nos hotéis da cidade, como Jerry Adriani, Tonico e Tinoco e Os Incríveis. Outros integraram filmes como A Saga e clipes. Mas foi servido como transporte para as noivas que Maciel conseguiu mais projeção.

Oficina sobre rodas – A paixão dele vai além do cuidado. No dia a dia, ele circula somente com Citroen 3v de 1949. O carro recebeu atenção especial. “Eu ando com ele por todos os lugares, e já montei na carroceria uma mini oficina, que tem de tudo para ajudar na mecânica”, conta.
 

Foto: Arquivo Pessoal
Os carros da coleção já insipiraram muitos romances

Na perua, a velocidade média chega a 100km por hora e permite viagens longas.  Além do Citroen, uma Belina 90 também divide garagem. A mecânica desses carros nunca foi segredo para o aposentado. “Sempre que podia, mexia, e ainda mexo. Gosto dos antigos por isso. A gente abre e sabe o que está dando problema. Carro novo a gente mal sabe abri o capô”.

Empenhado em cuidar e cultivar sua coleção, ele conta com auxílio de empregados e da internet para conseguir peças e conversar com outros colecionadores. A última aquisição foi um jipinho DKW 66, há seis meses, e não deve parar por aí.  

Exposição – A primeira edição “Do Passado ao Futuro”, realizada em agosto de 2014, levou ao Shopping mais de 30 mil crianças, homens, mulheres, jovens e idosos de várias partes do Brasil, como também turistas do Paraguai, da Argentina e até de Portugal.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz