Previous slide
Next slide

Feira Agrocoecológica acontecerá no Gramadão todas às sextas-feiras

Previous slide
Next slide
Foto: Itaipu Binacional

A partir desta sexta-feira, 02, os consumidores de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos terão mais uma opção para comprar as frutas e verduras em Foz do Iguaçu. Nesta data, o Gramadão da Itaipu, na Vila A, passa a receber semanalmente a Feira de Agroecologia, toda sexta-feira, sempre após às 18h. A iniciativa tem a participação da Itaipu Binacional, por meio do suporte prestado pela Divisão de Ação Ambiental e do apoio da Divisão de Relações Públicas.

A ideia foi testada em dezembro do ano passado, com uma feira experimental. Agora, o objetivo é que o evento se torne fixo e periódico. Toda semana, pelo menos 20 produtores de Foz do Iguaçu e também de municípios da região, como Ramilândia e São Miguel do Iguaçu, estarão no Gramadão para oferecer alimentos de boa qualidade aos consumidores.

“Vamos trabalhar sempre com os produtos da época, respeitando a sazonalidade dos cultivos”, explica o engenheiro agrônomo Ronaldo Pavlak, do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu. “Nesta época, por exemplo, é mais difícil achar alface, mas o consumidor terá a opção da couve”.

Uma novidade da feira é a comercialização das Plantas Alimentares Não Convencionais (PANCs), que foram destaque da Itaipu na Vitrine Tecnológica em Agroecologia, no Show Rural Coopavel. “Queremos aproveitar a feira para divulgar as PANCs e outras culturas orgânicas”, resume Pavlak.

A Feira de Agroecologia é realizada pela Itaipu em conjunto com a Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), a Prefeitura de Foz do Iguaçu e Secretaria Municipal de Agricultura, além de Fundação Cultural, Grupo dos Agricultores de Foz do Iguaçu (Econiguaçu), Rede Ecovida de Agroecologia e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Previous slide
Next slide