contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu encanta a população Programação diversificada agrada a adultos, jovens e crianças

Programação diversificada agrada a adultos, jovens e crianças


Por: Leca

Publicado em:

 

A 9ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu recebeu milhares de visitantes entre sexta (30/8) e segunda-feira (2/9). O evento tem registrado grande público pela manhã, à tarde e à noite, com picos de lotação em vários momentos. Nem mesmo a chuva de ontem impediu adultos, jovens e crianças de irem à Praça das Nações (Mitre).
 
Ao todo, são cerca de 150 atividades gratuitas, distribuídas ao longo de dez dias da Feira do Livro. Lançamentos de obras com autores de todas as áreas, debates e bate-papos, sessões de autógrafo, oficinas, apresentações culturais, recreação e atividades lúdicas prometem despertar a imaginação e ampliar o gosto pela leitura entre pessoas de todas as idades. 
 
Moradora de Foz do Iguaçu há 25 anos, a professora aposentada Aparecida Rodriguez Pachelli contou que visita anualmente a feira. A senhora de 84 anos afirmou que o encontro literário está “maravilhoso, bacana e formidável. A literatura e o teatro são importantes pra todos”, afirmou a educadora, que mora no centro. “Aqui tudo é muita aprendizagem”, completou a professora, que alfabetizou durante três décadas.

Foto: Áurea Cunha
Aparecida Rodriguez Pachelli contou que visita anualmente a feira.
Apaixonada por romances de Jorge Amado, a servidora pública licenciada Tereza Ivete Signori, 58 anos, confidenciou que ama a literatura para estimular a imaginação e viajar para outros lugares do mundo. “Esta edição está muito boa, bem completa e bem diversificada. E tem as comemorações dos 50 anos da biblioteca municipal, uma data muito importante para a cidade”, disse a moradora do Jardim Alice.
 
Jovens – Devorador de gibis da Turma da Mônica, o pequeno Murilo Boraki Desbessel Carniel lê de duas a quatro revistinhas antes de dormir. “Também gosto da série ‘Diário de um Banana’, porque acho que minha vida é igual à do personagem, o Greg Heffley. Meu recorde foi ter lido um livro dele em dois dias”, disse o garoto de 9 anos, residente na Vila A. “Aqui encontrei tudo o que eu gosto.”
 
Com 17 anos, a estudante Victoria Sene Bueno lembra que não gostava muito de ler até os 12 anos porque não achava a leitura importante. “Cara, como eu era idiota. Minha mãe sempre me incentivou, mas eu não dava bola. Minha sorte é que uma amiga minha me apresentou uns livros. Aí eu viciei por romances contemporâneos. Só ontem comprei três. Nem terminei de ler e agora já estou querendo outros”, comentou a jovem, que mora no Jardim Festugato e sonha em ser professora e escritora.

Foto: Áure Cunha
"Nem terminei de ler e agora já estou querendo outros”, disse Victoria, de 17 anos.
Famílias – Para o consultor de informática Luciano Cargnelutti, que visitou a feira com as filhas Anna Luiza e Lia, o evento está muito divertido e com muitos livros sobre seus gêneros favoritos: aventura, ficção e época. “Já estou pensando em voltar no fim de semana”, contou o morador da Vila A. Já as meninas curtiram a peça teatral ‘Os Saltimbancos’. “O que eu mais gostei foi quando os bichos se rebelaram”, afirmou Lia.

Foto: Áurea Cunha
Luciano, Rosanne, Anna Luiza e Lia: Família reunida na Feira

 

A comunidade iguaçuense está prestigiando o encontro de forma intensa. Moradora do Morumbi, Crislaine Nascimento Finato Richtc, 35 anos, disse que visitou a feira por causa da filha, Maiara Finato Richtc, 8 anos. “Estou mostrando a ela o universo da literatura. O evento tá muito legal, tem outras atividades, como teatro, brincadeiras e muita interação entre as pessoas”, exaltou. 

O evento – A 9ª Feira Internacional do Livro é promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação. O encontro literário tem o apoio da Itaipu Binacional, Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo de Livrarias, Parque Tecnológico Itaipu, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, UDC, Ceaec, Colégio Bertoni e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

Serviço:
9ª Feira Internacional do Livro

Data: de 30 de agosto a 8 de setembro
Local: Praça das Nações (Mitre)
 

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz