Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Cultura em Foz do Iguaçu

Feira do Livro será realizada em setembro em Foz do Iguaçu Evento acontece no pátio do Bordin entre os dias 07 a 17 de e promete muitas novidades

Evento acontece no pátio do Bordin entre os dias 07 a 17 de e promete muitas novidades


Por: Assessoria

Publicado em:


A Feira Internacional do Livro acontecerá entre os dias 07 a 17 de setembro, no pátio do Bordin, onde estão situadas diversas secretarias da prefeitura municipal. A confirmação de data e local foi anunciada durante reunião de planejamento da comissão que organiza a XIII edição do evento. Além dessas definições, no encontro foi apresentado uma pré-programação e várias sugestões que visam fazer oferecer à população e aos turistas uma feira repleta de novidades.

Este ano os trabalhos de organização da Feira do Livro começaram mais cedo. Há mais de um mês, a Fundação Cultural, realizadora do evento, está trabalhando em parceria com várias instituições da cidade, envolvendo setores do governo, representantes de universidades e faculdades, do setor livreiro, e entidades comunitárias que desenvolvem ações culturais e voltadas à literatura.

Representantes da Acifi, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Núcleo de livrarias, Biblioteca Pública Municipal, Academia de Letras de Foz do Iguaçu, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Unioeste, Sesi/Senai, Uniamérica, Edunila (editora da Unila), Cidade Nova Informa, e de livrarias privadas participaram do encontro que definiu o local de realização da feira.

“Todas as pessoas e setores têm a contribuir com os eventos da cidade. Somando forças conseguimos engrandecer a Feira do Livro e oferecer aos moradores da região e aos turistas a melhor experiência com uma diversidade literária e cultural que é nossa identidade” explica o Diretor Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues. “Somar forças é a grande aposta desta gestão.” ressalta.

Nharrime Musser, proprietária de uma locadora de livros, que participa da feira desde sua primeira edição, saiu muito animada do encontro realizado ontem. “Estou muito entusiasmada com essa organização, a prefeitura está mais envolvida com a construção da feira, com mais setores trabalhando em conjunto, estou bem contente e com expectativa para essa edição”, comentou.

Local

O pátio do Bordin, local que abriga diversas secretarias da prefeitura municipal, em especial a Secretaria Municipal de Educação, foi o local escolhido receber a edição desse ano por abrigar um bom espaço físico cercado, com toda estrutura necessária e de fácil adequação para comportar a feira que pretende ser a maior de todas as edições. Estão previstos cerca de 50 estandes, divididos entre setor livreiro, autores locais e entidades, além de palcos para atrações culturais, palestras e intervenções artísticas.

Além de ser extensa e contar com um amplo estacionamento, a área integra o corredor turístico do município, possui fácil acesso para locomoção, com pontos de transporte coletivo em frente ao local. Outro fator importante é que a superfície é plana, evitando transtorno em caso de chuvas, que geralmente acometem o período de realização da feira.

Programação

A Fundação Cultural apresentou uma pré-programação que prioriza a qualidade nas atrações, sempre oferecendo atividades que despertam a atenção e o interesse de quem frequenta a feira. Haverá atrações voltadas para todos os públicos, desde o infantil e público adolescente até o idoso. Já estão programadas também as visitações feitas por alunos da rede municipal de ensino durante os períodos da manhã e da tarde, que mobilizarão mais de 240 estudantes por turno. A feira também oferecerá oficinas literárias, palestras, contações de histórias, e será palco de várias manifestações artísticas, com destaque para as apresentações musicais.

A intenção é que a abertura e os dois finais de semana do evento contem com grandes atrações da música brasileira e da região trinacional. “Já entramos em contato com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente para se apresentarem na Feira.”, comentou Vera. Além disso, ao longo da semana, a Feira promoverá palestras com autores das mais diversas áreas e lançamento de livros.  “Vamos coletar as sugestões das universidades e de todos que participam da comissão e fazer uma programação conjunta, que valorize e encontre os melhores nomes e pautas para enriquecer nossa feira”, comentou Vera.

Estratégias para despertar o interesse do público adolescente ao mundo da leitura e literatura foi uma das pautas bastante discutidas. Uma das novidades que está sendo planejada é a realização de oficinas que articulem literatura com mídias sociais, trazendo Youtubers de referência no país.

Atrativo turístico

O trabalho de integração e parceria conjunta com setores do turismo também visa incluir a Feira Internacional do Livro no circuito turístico da cidade e na divulgação de mais esse importante atrativo que representa a identidade da região trinacional. A comissão definiu algumas estratégias para articular junto aos segmentos do turismo que a Feira Internacional do Livro esteja incluída na programação de passeios das pessoas que vem dos mais distantes locais do mundo.

Aliado a isso, estão sendo formuladas com antecedência estratégias para divulgar o evento nos principais pontos da cidade, envolvendo toda a comunidade e turistas no evento.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz