Previous slide
Next slide

FENACAM inicia campanha para orientar motoristas de caminhões sobre gripe suína

Previous slide
Next slide

As principais vítimas da Gripe Suína no Brasil são caminhoneiros. Das 22 mortes, a maioria é de profissionais das estradas. Preocupada com este indicador, a Federação Nacional dos Caminhoneiros Autônomos (FENACAM) lança uma campanha de orientação destinada aos profissionais do setor.

Esta semana a FENACAM iniciou a distribuição de cartilhas e cartazes com orientações básicas sobre as maneiras mais eficientes de se prevenir do vírus H1N1. "Estamos muito preocupados com a classificação de livre circulação do vírus pelo país, confirmada pelo Ministério da Saúde, já que os caminhoneiros rodam por todos os cantos do Brasil", declara Diumar Bueno, presidente da FENACAM.

Segundo ele, os caminhoneiros estão contraindo a doença e a maioria desconhece que existem medidas simples de prevenção contra o vírus. "São um milhão de caminhoneiros autônomos e mais um milhão de contratados que circulam pelo Brasil – muitos deles cruzando fronteiras de países em situação crítica, como Argentina e Chile. Além disso, esta situação se agrava porque eles não têm muito tempo para acompanhar os noticiários, devido o comprometimento com o roteiro, a carga e a manutenção do caminhão", reforça.

Para aumentar a efetividade desta campanha, a FENACAM está distribuindo, além das cartilhas, máscaras e gel antisséptico aos caminhoneiros que partem em direção aos locais de maior risco de contaminação. "Consultamos um especialista em medicina do viajante para formatar este material. Além das sedes dos 20 sindicatos, já definimos os pontos estratégicos de divulgação destas peças, todos com grande circulação de caminhoneiros", finaliza Bueno.

 

Previous slide
Next slide