contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Cultura em Foz do Iguaçu

Festival 3 Margens leva mostras cinematográficas para bairros de Foz Atrações são prévia do festival que acontecerá em setembro

Atrações são prévia do festival que acontecerá em setembro


Por: Assessoria

Publicado em:


Cinema latino-americano ao ar livre e gratuito, com direito a telona e a muita pipoca. Essa experiência está acontecendo aqui em Foz do Iguaçu. É o “Cinebairro” que começa a exibir curtas em comunidades da cidade. A mostra itinerante segue até 10 de setembro e faz parte do calendário do I Festival 3 Margens de Cinema Latino Americano, que acontecerá em setembro, em Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina).

A mostra começou pelo bairro Cidade Nova, onde mais de 100 moradores acompanharam os filmes exibidos no último domingo. Os próximos bairros a receber a exibição de filmes são Jardim Naipi, Três Lagoas, Vila Adriana, Morumbi, Porto Meira, Vila C e Jardim Canadá. A programação acontece sempre aos domingos, às 18h30, com produções independentes, realizadas por cineastas de várias regiões do Brasil e da América Latina.

A mesma proposta acontecerá com a Mostra Cine Escola, que vai levar sessões de cinema a dez escolas periféricas da cidade a partir da segunda quinzena de agosto. Além das exibições, o publico será convidado a participar de reflexões sobre os filmes e acerca do cinema.

Para o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, “O Festival é uma importante mensagem de inclusão social e valorização do cinema independente, incentivando o público e valorizando a produção latino-americana”.

Outra atração que promete chamar a atenção da população é o Festival do Minuto, que acontecerá no Terminal de Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu, com exibições de curtas com no máximo 60 segundos. A ação deve começar quinze dias antes do festival. Com a pergunta “Você tem um minuto para o cinema?”, a mostra convidará os usuários do terminal a assistirem filmes enquanto aguardam os ônibus. A iniciativa visa incluir a população no universo do cinema e divulgar a realização do Festival, que terá toda programação gratuita.

Projeção

Os curtas selecionados para essas exibições fazem parte da lista de quase 600 produções, de mais de dez países latino americanos, inscritas para participar do festival.

Essa é a primeira edição do Festival 3 Margens e já superou as expectativas de participação de produtores e ultrapassou, por exemplo, o número de inscritos de festivais que já são consolidados no país.

O Festival está projetando Foz do Iguaçu e a região trinacional no universo de cinema da América Latina e do mundo. Três filmes brasileiros que participaram de mostras do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais do mundo, foram inscritos para participar do projeto.

Festival

Além das atividades comunitárias, o evento se dividirá em mostras competitivas, oficinas de formação com profissionais de renome na área, seminários e debates envolvendo estudantes e cineastas. Será a primeira vez no país que um festival com identidade latino-americana e de estímulo à produção independente acontecerá simultaneamente em uma região trinacional. Em Foz, as mostras competitivas acontecerão no Cinecataratas, em Puerto Iguazu, no espaço Inca, e em Ciudad Del Este, o local deve ser anunciado ainda nesta semana.

Para Felipe Lovo, estudante de cinema da Unila e um dos idealizadores do projeto, a característica e o contexto trinacional da região estão atraindo os olhares do mundo para o evento. “É um festival que acontece numa região trinacional, que vivencia a diversidade e a integração cultural, esse contexto também atrai os produtores, que estão compreendendo a importância desse evento”, comentou.

Confira a programação:

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz