contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Filha de Luiz Carlos Prestes debate sistema político em Foz do Iguaçu Historiadora Anita Leocádia Prestes vem a cidade no próximo dia 20

Historiadora Anita Leocádia Prestes vem a cidade no próximo dia 20


Por: Leca

Publicado em:

 
A historiadora Anita Leocádia Prestes, filha do revolucionário Luiz Carlos Prestes e da militante comunista alemã Olga Benário Prestes, estará em Foz do Iguaçu para debater as contradições dos sistemas políticos e quebrar o silêncio em torno de temas ligados à cidade. A professora participará de uma agenda de debates e palestras em espaços públicos nos dias 20 e 21 de junho.
 
 
A sua vinda trará ao cenário iguaçuense capítulos entrelaçados da história nacional e internacional, como a Coluna Prestes e a sua passagem por Foz do Iguaçu, a deportação de sua mãe para a Alemanha, a sua própria militância comunista, e a perseguição pelo regime militar brasileiro. Tudo isso acompanhado do lançamento de seu último livro: “Luiz Carlos Prestes: O combate por um partido revolucionário (1958 – 1990)”.
 
Para aprofundar a discussão sobre esses temas, Anita Prestes participará de três atividades na cidade: um debate aberto ao público em geral no Teatro Barracão no dia 20. Na manhã do dia seguinte, será promovida uma palestra no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. À noite será realizado um debate na UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).
 
Esses assuntos serão debatidos antes mesmo da chegada da professora à fronteira. Na quarta-feira, dia 19, na UNILA Centro, haverá a exibição de documentários seguida de debate com a presença de professores da universidade. O evento servirá de preparação para o encontro com a Anita Prestes. A entrada será gratuita.
 
O livro – “Luiz Carlos Prestes: O combate por um partido revolucionário (1958 – 1990)” dá prosseguimento às pesquisas sobre o papel do líder comunista na elaboração e na aplicação das políticas do PCB. Anita Leocádia Prestes apresenta os resultados da investigação histórica da atuação política de Prestes, a partir da aprovação da Declaração de Março de 1958, pelo Comitê Central do PCB, até o falecimento de seu pai, em 1990.
 
O leitor poderá acompanhar as vicissitudes enfrentadas pelo PCB, a partir da superação dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado “stalinismo” no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou o movimento comunista internacional nos anos 1956/1957. Com Prestes ocupando o cargo de secretário-geral do PCB, a Declaração de Março de 1958 representou uma virada na política dos comunistas brasileiros.
 
Atividade Prévia na Unila Centro
Dia 19/6 (quarta-feira)
Horário: 18h30
Entrada: gratuita
Exibição de documentários seguida de debate com a presença dos professores André Kaysel (Ciência Política e Sociologia), Rodrigo Bonciani (História), Luciano Wexell Severo (Ciências Econômicas) e Félix Pablo Friggeri (Relações Internacionais). Moderação: Gimena Machado (Webrádio Unila).
 
Encontros com Anita Prestas
 
Teatro Barracão, na Praça da Bíblia
Dia 20/6 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada: gratuita
 
Colégio Barão do Rio Branco
Dia 21/6 (sexta-feira)
Horário: 8h20 às 10 horas
Atividade voltada aos alunos da escola
 
UNILA Centro
Dia 21/6 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Entrada: gratuita
Abertura da mesa: reitor Helgio Trindade. Moderação: professores Ana Silvia Andreu da Fonseca e André Kaysel

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz