contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Filme Raíces reabre sessões do CineLatino nesta noite Projeto vai acontecer toda última quarta-feira do mês

Projeto vai acontecer toda última quarta-feira do mês


Por: Leca

Publicado em:

O longa Raíces, do diretor mexicano Benito Alazraki, reabre as sessões do Cineclube Cinelatino, que passa a acontecer na última quarta-feira de cada mês. A sessão inaugural de 2013acontece no dia 30 de janeiro, às 19h30, no Cine Boulevard, com entrada franca. Na primeira sessão do ano, haverá distribuição do número 57 da Revista Filme Cultura, dedicada ao cinema latino-americano.

A exibição será seguida de debate com o professor do curso de História da UNILA, Alexandre Varella, especialista em História indígena. O debate terá como foco alteridade e representação do indígena no discurso cinematográfico. 

Raíces –  “O filme aprofunda o drama indígena e latino-americano do estranhamento e do trauma, propondo fronteiras entre culturas locais oprimidas e o grande poder das elites mestiças e estrangeiras no México”, contextualiza o professor Alexandre Varella. 

Raíces é dividido em quatro episódios que fazem um contraponto entre a civilização moderna e o ambiente indígena no México. “As quatro histórias do filme de Alazraki não podem ser percebidas como tramas excêntricas. Os episódios trazem à tona, por meio de excelente fotografia e com genuínos atores improvisados, aquelas forças cruéis da injustiça e do destino. Mas também faz da história uma grande marca da resistência do índio”, avalia o docente.

Benito Alazraki
 
O diretor Benito Alazraki (1921 – 2007) é ex-toureiro, poeta e escritor. Nascido na Cidade do México, estudou em Paris, foi locutor de rádio, cursou as carreiras de Direito e Filosofia na Universidade Nacional Autônoma do México.
 
O jovem crítico Glauber Rocha, então com 19 anos, escreveu uma resenha sobre o filme em 1958, na qual afirmou que o longa de Alazraki seria o modelo ideal para a construção de um novo cinema latino-americano.
 
Ao promover o choque estético entre duas tendências a princípio antagônicas, o “anti-formalismo seco do neorrealismo italiano” e a “ultra-expressão eisensteiniana”, Raíces, segundo Glauber, indica o caminho para as novas gerações de cineastas latino-americanos.
 
Cinelatino
 
O Cineclube Cinelatino é um projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que conta com a parceria do Iguassu Boulevard. O Cinelatino pretende estreitar a relação da comunidade da tríplice fronteira, a partir da exibição e debate de produções cinematográficas latino-americanas.
 
Ficha técnica:
 
Raíces
Direção e roteiro: Benito Alazraki. México, 1953. Produção: Manuel Barbachano Ponce.
Elenco: Beatriz Flores, Juan de la Cruz, Conchita Montes, Olimpia Alazraki, Doctor González, Juan Hernández, Miguel Ángel Negrón, Antonia Hernández, Mario Herrera, Alicia del Lago, Carlos Robles Gil, Teódulo González. Duração: 113 minutos.
 
Sinopse
Dividido em quatro episódios, Raíces nos narra o conflito entre o México moderno e  o resistente México índigena. No episódio Las vacas, um jovem casal otomí luta contra a opressão da seca; em Nuestra señora vemos o confronto entre uma antropóloga americana com visão eurocêntrica e os habitantes de uma aldeia indígena que foram o “objeto” de sua tese de doutorado; El tuerto narra a vida de um menino aleijado que sofre com as provocações dos meninos brancos e mestiços; e em La potranca, um antropólogo pretende comprar uma jovem indígena como se fosse uma mercadoria.
 
Cineclube Cinelatino
Iguassu Boulevard –  Avenida das Cataratas, 1.118, Foz do Iguaçu
Entrada franca
Horário: 19h30
Periodicidade: toda última quarta-feira do mês.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz